Ministério Público do Goiás e DF recomenda aumento de ônibus para evitar aglomeração
Durante a pandemia de Covid-19 muitas pessoas precisaram se manter trabalhando, e boa parte da população de Cidade Ocidental e o entorno de Brasília, usa o transporte coletivo para chegar ao destino. Levando em consideração o fácil contágio do novo cononavírus e a lotação dos ônibus e higiene inadequada o ministério público do DF e Goiás recomendaram o aumento da frota de ônibus.
O objetivo das recomendações, é uma manutenção adequada dos transportes públicos e proteção tanto dos passageiros quantos dos funcionários. A ação partiu do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) juntamente com o Ministério Público do Goiás (MP-GO).
As recomendações
A recomendação da Força Tarefa conjunta do poder judiciário, grupo que acompanha as ações de combate a epidemia de Covid-19, é que as empresas retornem com a frota total de ônibus, principalmente durante os horários de pico (6h às 9h e 17h às 20h) e caso seja necessário aumentar a frota, para atender toda a demanda e não lotar os veículos.
O Ministério Público do Distrito Federal e Goiás sugere ainda que as empresas de ônibus criem pesquisas de satisfação para o público e canais de denúncia caso o passageiro queira informar a situação do veículo durante o momento da viagem.
Devido a gravidade da pandemia e a urgência de medidas para não diminuir a proliferação do vírus, as empresas tem até cinco dias para responder ao documento no judiciário.
Por: Karla Beatryz/ Jornal O Grito
Foto: Bruno Barbosa/ Jornal O Grito