Em novo decreto, governo de Cidade Ocidental libera feiras livres, clubes recreativos e outros estabelecimentos

Em novo decreto publicado nessa quarta-feira (15/07) o governo de Cidade Ocidental volta a flexibilizar o comércio. De acordo com fontes do governo, o atual prefeito Fábio Correa juntamento com a secretarias municipais e da Procuradoria Municipal avaliaram os impactos do último decreto e decidiram implementar novas regras.

Continua depois da publicidade

As novas regras de flexibilização abrangem desde bares a clubes de recreação. Bares e restaurantes podem funcionar até 23 horas, e o consumo de bebidas no local está permitido. Lugares comerciais e não comerciais devem manter o limite de 50% de ocupação.

A lei seca, aprovada no último decreto também foi suspensa no prazo de 14 dias, de acordo com participantes da reunião, a decisão de proibição a venda de bebidas alcoólicas foi positiva, mas a situação dos comerciantes também deve ser levada em conta. Junto aos outros estabelecimentos que voltam a trabalhar normalmente estão clubes de recreação, porém é exigido fácil acesso a itens de higiene.

Esportes coletivos também estão permitidos, porém seguindo algumas normas como proibição de platéia, competições, campeonatos e torneios. As feiras livres também voltam a funcionar nos finais de semana.

Em contrapartida a tantas flexibilizações, Fábio Correa afirma que a fiscalização será mais rígida, observando as medidas de prevenção para liberar os estabelecimentos. Entre as medidas exigidas está o uso de álcool gel, luvas descartáveis para os funcionários e clientes em caso de restaurante self-service.

Ao grupo de força-tarefa, formado pela Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde e Policia Militar foi cobrado mais rigor na fiscalização. Entre as ações da força-tarefa está abordagem surpresa aos estabelecimentos e divisão do grupo em setores.

Apesar de todas as liberações e permissão da venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, festas particulares e outros eventos que provocam aglomeração ainda são proibidos. Seguem suspensas as aulas presenciais de redes públicas e privadas, além de visitas a presídios e pacientes internados com covid-19.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Cidade Ocidental, o trabalho da PM na fistalização deve continuar e em casos de aglomeração em residências, o morador pode ser condenado a multas que variam de R$160,00 a R$5.000 e apreensão do aparelho de som em caso de pertubação do sossego.

O uso de máscara de proteção continua sendo obrigatório ao sair de casa e em espaços públicos. Leia aqui o decreto na íntegra.

Por: Karla Beatryz/ Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *