Testagem da vacina CoronaVac poderá iniciar nessa segunda-feira em São Paulo
Chegou a São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (20), a vacina chinesa contra o novo coronavírus Sinovac Biotech, que vai começar a ser testada no Brasil. O avião com as vacinas saiu de Frankfurt, na Alemanha, e, após 11 horas de viagem, pousou por volta das 4h20 no Aeroporto Internacional de São Paulo. As vacinas serão levadas para o Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo. O Instituto Butantan, responsável por ministrar o medicamento no estado, poderá iniciar os testes ainda hoje.
Continua depois da publicidade
Doses da vacina serão distribuídas a outros três estados (Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná) e ao Distrito Federal. Em Brasília, a Universidade de Brasília (UnB) receberá o antídoto. A instituição deve divulgar nos próximos dias o início da fase de testes na capital. Esses novos testes da fase 3 da CoronaVac, nome da vacina, serão feitos em larga escala e precisam fornecer uma avaliação definitiva da eficácia e segurança, isto é, a vacina precisa ser capaz de criar anticorpos para imunizar contra a Covid-19
Nesta primeira fase, a vacina será testada em profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. Em São Paulo, os testes devem durar três meses, segundo o governador João Doria.
Reprodução: Jornal De Brasília e G1