Frade faz peregrinação até a Cidade Ocidental em oração pelo fim da Pandemia
Com bolhas nos pés e um “sentimento de satisfação”, o frei franciscano Flávio Freitas, de 48 anos, percorreu 51 km a pé, partindo de Brasília, pelo fim da pandemia do novo coronavírus. O trajeto até Cidade Ocidental – região do Entorno do DF, em Goiás – foi concluído em 13 horas.
“Pedi, principalmente, pelas famílias com parentes enfermos, que perderam entes queridos e precisam de consolo”, disse o religioso ao G1.
“Também pedi bênçãos e que Nossa Senhora coloque a mão e acabe de vez com a pandemia.”
A peregrinação foi feita em grupo, com uso de máscara e mantendo o distanciamento social. Ao todo, outras nove pessoas seguiram o frade, algumas em carros de apoio levavam água e motivação. Religiosos e fieis deixaram o Seminário São Francisco de Assis, na Asa Norte, por volta das 19h de domingo (26) e, às 8h desta segunda-feira (27) chegaram ao Santuário Jardim Imaculada.
“Cada um caminhou e fez sua oração. Pensava o tempo todo nas intenções, que neste momento em que a humanidade está sofrendo, tiremos coisas boas disso tudo. Que haja uma fraternidade entre nós.”
Desejo antigo
Nas palavras do frei, o desejo de cumprir a promessa e realizar a peregrinação vêm desde antes do início da pandemia. O aumento de casos e mortes em todo país o motivaram a cumprir a velha vontade.
Com o incentivo de familiares e de irmãos da congregação, Frei Flávio organizou a ida e, em menos de uma semana, decidiu pôr os pés na estrada. Duas horas após a chegada, o religioso conversou por telefone com o G1 e descartou o sentimento de cansaço.
Ao longo das 13 horas de caminhada, o religioso enfrentou do frio à seca. No início da manhã, os termômetros marcavam 12ºC, e is ventos chegavam até 18 km/h. Ao longo do dia, a umidade varia de 85% a 32%.
Por: Marília Marques, G1 DF