Aumento do número de queimadas é preocupante em Cidade Ocidental

Entre as cidades do entorno de Brasília, Cidade Ocidental se destaca pela extensão das queimadas. Apesar desse período ser característico para o aumento dos incêndios florestais, junho, julho e agosto são os meses que mais registram caso de pessoas que causaram incêndios. Além dos prejuízos na flora e na fauna, as queimadas podem afetar a saúde, pois contribuem negativamente em questões respiratórias.

Continua depois da publicidade

anhanguera

De acordo com uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, quando ocorrem as queimadas há um aumento significativo da emissão de gases tóxicos e poluentes na atmosfera. Entre as pessoas que podem ser mais afetadas pelos poluentes, estão crianças, devido a sensibilidade do sistema imunológico que ainda está em desenvolvimento e o aparelho respiratório em formação.

Apesar dos principais afetados serem as crianças, adultos e idosos não estão imunes a sofrer com as consequências das queimadas, especialmente os que já possuem doenças crônicas. Entre os sinais da inalação de fumaça, está ardência na garganta, cansaço, rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar, falta de ar, dor de cabeça e lagrimejamento com vermelhidão dos olhos.

A interferência do Covid-19

Em meio a pandemia do Covid-19 e devido a semelhança entre os sintomas, a inalação de fumaça se torna um grande inimigo para a identificação do vírus. Os sintomas podem variar entre as pessoas, e depende do tempo de contato com a fumaça, no geral as vias respiratórias são as mais afetadas, agravando quadro como asma, bronquite e doenças pulmonares, inclusive essa interferência pode resultar em um falso positivo para o Coronavírus.

Consequências para quem causar incêndios florestais

Causar incêndios florestais é considerado um crime ambiental, mesmo que não ocorra vítimas. De acordo com a Lei n. 9.605/98, artigo 41, provocar incêndio em mata ou floresta pode acarretar em prisão de dois a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo a pena é de detenção e pode variar de seis meses a um ano, mais multa.

Os crimes de incêndio podem ser denunciados para o Corpo de Bombeiros através do número 193, ou Policia Militar, através do número 190.

Por: Karla Beatryz/ Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *