Buracos nos bairros de Cidade Ocidental continuam aparecendo mesmo sem chuva
Os moradores de Cidade Ocidental estão cansados de reclamar sobre os buracos na pavimentação do município, o problema que é quase permanente, se encontra principalmente nos bairros mais afastados, onde conseguimos encontrar buracos por toda parte, em alguns casos é possível se deparar com uma verdadeira cratera que é amenizada pelos moradores através de entulhos, terra e às vezes cimento.
Continua depois da publicidade.
Apesar do asfalto no Centro de Cidade Ocidental ter sido refeito há alguns anos e não apresentar grandes problemas desde então. Bairros como Ocidental Park, Parque Napolis, Remanso, São Matheus não apresentam melhora em longo prazo. Em uma rua específica do Parque Napolis, é possível identificar até oito crateras seguidas. Os moradores ainda afirmam que o Governo não os autoriza a arrumar os buracos com cimento, estando passível a multa, mas para evitar maiores problemas, eles improvisam.
Para Michele Costa, que mora no início da rua é um absurdo o estado que o Governo deixa a pavimentação chegar. Michele já presenciou carros ficando presos nas crateras, inclusive viaturas policiais. Além de improvisarem os reparos na pista, os moradores construíram na frente de suas casas uma espécie de galeria de água para evitar o alagamentos.
Já o vizinho Diogo Araújo afirma que precisa realizar manutenções constantes em seu veículo. Diogo reside há quatro anos no Parque Napolis e nunca presenciou uma verdadeira manutenção na rua. Ele conta que em período de chuvas, a rua fica inutilizada.
São Matheus e algumas ruas do Araguari são outras localizações que não são asfaltadas, alguns moradores relatam que em período de chuva, além dos perigos de deslizar a causar acidentes, aumenta os buracos tanto nas regiões asfaltadas quanto nas que não são.
Existem diversas formas de realizar os reparos nos buracos e crateras. O mais rápido e menos efetivo é o asfalto frio, que é uma malha asfáltica colocada no buraco e, logo após, um rolo-compressor finaliza o pavimento. Esse método é mais econômico e, apesar de ser uma correção de emergência, é tratado como permanente. Vale ressaltar que diversas aplicações desses remendos podem custar até cinco vezes mais do que realizar um remendo semi-permanente.
Para os governantes de Cidade Ocidental, seja do atual mandato ou dos que ainda virão e desejam que o município cresça e chame atenção economicamente de Brasília e entorno, é necessário resolver problemas que nos tornam ainda uma cidade de interior, onde não é oferecido a todos o saneamento básico e asfalto de qualidade em todo o território.
Por: Karla Beatryz/ Jornal O Grito