Grupo de Fanfarra do Colégio Jorge Amado é destaque de nível nacional
O Colégio Estadual Jorge Amado de Cidade Ocidental criou em 2013 um grupo de fanfarra para fazer apresentações em eventos do município e agora já está participando de competições nacionais. Desde que foi criado, mais de 300 jovens a partir dos dez anos de idade já passaram pela banda,
Continua depois da publicidade, clique na imagem para mais informações sobre o anúncio.
O professor de história e idealizador do projeto, Rodrigo Lima, conta que criou a banda poucos dias antes do desfile em comemoração ao dia da Independência, no ano de criação da fanfarra. “Para criar a fanfarra precisou ter coragem, conversei com o diretor da escola na época e ele aceitou. Ficou um pouco desacreditado no começo, mas aceitou. Daí, peguei uns poucos instrumentos da escola, pedi outros emprestados de amigos e demos início”, contou o professor.
Rodrigo conta ainda que até hoje parte dos instrumentos é dele e que a primeira turma formada na fanfarra contou com muitos alunos que não tinham tão bons desempenhos, foram mais de cem estudantes. De lá pra cá a equipe já foi campeã goiana e vice campeã brasiliense e nacional. Além disso, a fanfarra está participando de um outro campeonato de fanfarras de Santa Catarina, que inclusive está sendo realizado de forma online por conta da pandemia.
Há alguns anos o professor conseguiu levar a banda para se apresentar em Aracaju-SE e conhecer algumas praias da cidade. “Isso que é importante, não é só levar música, é levar crianças para outras realidades, conhecer coisas novas, que eles não teriam condições por agora”, contou o professor que conseguiu levar os jovens com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Todavia, ele alerta a importância do município também valorizar mais a cultura das escolas, tanto municipais quanto estaduais.
Conheça abaixo algumas pessoas que compõem todo o corpo da fanfarra:
Por: Bruno Barbosa/ Jornal O Grito