Moradores se unem para construir a rua mais verde de Cidade Ocidental

Moradores da Super Quadra 18, de Cidade Ocidental, se unem para fazer a rua mais verde e viva do município. As calçadas das casas receberão gramas e plantas de diversas espécies. O local que antes era abandonado, com muito mato e sujeira, agora passa por uma limpeza com iniciativa que partiu da própria população.

Continua depois da publicidade. Clique na imagem para saber mais do anúncio.

anhanguera

No início, os moradores tinham dinheiro para comprar apenas uma planta, que a partir das pétalas dela outras plantas estão se florindo. “Um trabalho que leva tempo, cuidado e amor”, como conta uma idealizadoras do projeto, que preferiu não se identificar. Nesta quinta-feira (06) a Secretaria de Meio Ambiente deu uma ajuda aos moradores com o maquinário e com o plantio de novas mudas no local, que devem crescer nos próximos meses. Nós acompanhamos dessa vez, mas os moradores contam que sempre que precisam da Secretaria, os funcionários são bem solícitos e ajudam no que podem.

De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Jéssica Gonçalves, foram plantados no local seis árvores, sendo elas Ipê de jardim, ingá e ipê rosa. Sem contar que o programa de arborização já plantou 350 mudas aproximadamente, atendendo os bairros Ocidental Park, Parque Napolis B, Friburgo A e B e Jardim Edith.

A quadra, do centro do município, vive uma linha tênue entre a preservação e o descaço, no início da rua verde fica a área ambiental que sofre com o lixo destinado de forma irregular por carroceiros e até alguns moradores do bairro, assim como noticiamos recentemente. Em outra rua próxima outros moradores fizeram uma horta comunitária com plantação de alface, cebolinha, coentro, manjericão, couve, milho e cana.

Início das plantações da rua e ao fundo o lixo descartado de forma irregular.

Uma casa já recebeu o plantio e outras duas já estão em produção, eles acreditam que até o final do ano todas as casas da rua estarão prontas. Além disso, eles contam que alguns moradores tem o costume de jogar baralho e dominó na sombra das árvores nos finais de semana, com isso, a expectativa é de poder instalar alguns bancos e mesas para o laser da comunidade.

Eles pedem ainda que sejam feitos duas lombadas, uma no início e uma no final da rua para incentivar motoristas a circularem na rua com menos velocidade e cuidado.

A Secretaria do Meio Ambiente informa que quem tiver interesse em receber uma muda e plantar em sua casa pode entrar em contato nos números: (61) 98458-4114 – Crispim, (61) 99529-4935 – Gabriel ou (61) 99921-6356 – Jéssica.

Por: Bruno Barbosa/ Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *