Secretaria de Meio Ambiente desenvolve importante trabalho de preservação Lago Jacob
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cidade Ocidental desenvolve diversos trabalhos de prevenção do Lago Jacob. Entre eles está o projeto de plantio de mudas na nascente que é afluente do Córrego Jacob e do Ribeirão Saia Velha, que é o manancial de abastecimento público e que contribui para a formação do lago.
Continua depois da publicidade. Clique na imagem para conhecer mais anúncio.
Nós acompanhamos no último sábado (08) parte desse projeto que contempla o plantio de aproximadamente 1500 mudas, em um raio de 50m da nascente e está sendo usado um espaçamento de dois metros de distância de uma muda para outra, que variam entre ipês, ingás, aruerinha, pequi, angico, pau jacaré, baru, jatobá, jenipapo, copaíba, pombeiro, tamboril, embiruçu e outras. Todas as mudas são doadas de forma de compensação ambiental, tanto por construtores, quanto pela população quando solicita corte de árvore.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jéssica Gonçalves, desde junho a Secretaria está elaborando um estudo e executando a recuperação da área. “Assim que assumi a Secretaria, pouco tempo depois recebi o ofício para que fosse feita a elaboração e execução do PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Desgradadas)”, afirmou Jéssica.
Assim que as covas estão prontas para receber as mudas o terreno é preparado para a plantação. São usados calcário, adubo e hidrogel. Por estarmos em um período sem chuvas, a equipe coloca o hidrogel dentro da cova que promove um aumento do crescimento radicular onde as plantas sobrevivem aos períodos de estiagem sem acarretar danos.
Por: Bruno Barbosa/ Jornal O Grito