Você sabia que existem sete estilos universais da moda e que todos nós nos encaixamos em algum?
Quando falamos em estilos, não estamos falando de tendência, ou seja, não se trata da moda que muda a toda hora, como a moda lançada em passarela ou por personagens de novelas. As roupas e acessórios refletem a nossa essência, nossos gostos pessoais. Quando manifestamos nossa personalidade através do que vestimos, chamamos esse movimento de estilo. O estilo pessoal é a expressão de quem somos. E não se preocupe se você se encontrar em mais de um estilo, pois é comum termos um estilo principal acompanhado de um ou dois secundários. Veja qual é mais parecido com você!
Os sete estilos universais são:
- Natural/Esportivo
- Clássico/Tradicional
- Elegante
- Romântico
- Sexy
- Criativo
- Exuberante/Dramático
Natural/ Esportivo:
O estilo natural/esportivo é o estilo básico. Pessoas deste estilo prezam pelo conforto e praticidade. Preferem tecidos leves e casuais, como linho, malhas e jeans. Acessórios e sapatos que sejam confortáveis. Passam a imagem de pessoa despojada e aventureira.
Clássico tradicional:
Pessoas clássicas são aquelas que priorizam um visual mais formal, através de linhas retas e acessórios menos chamativos. Preferem cores neutras, looks monocromáticos ou de mesmo tom e estampas tradicionais, como, por exemplo, risca de giz. Procuram por tecidos nobres, com qualidade e durabilidade, que tenham bom caimento, sejam discretos e mais soltos. Transmitem uma imagem conservadora e séria.
Elegante:
O estilo elegante tem a sofisticação do estilo clássico, mas com um ar de modernidade e linhas mais justas ao corpo, o que o difere do estilo clássico. As pessoas elegantes gostam de alfaiataria, blusas de seda, jeans tradicionais de marca, camisas sociais, blazers acinturados, salto alto e sapatos. Neste estilo os acessórios passam um ar sofisticado, porém podem ser mais chamativos que no estilo clássico. No estilo elegante, diferentemente do estilo tradicional, há maior liberdade para misturar peças de diferentes cores. Pessoas elegantes transmitem a imagem de sucesso.
Romântico:
O estilo romântico transmite doçura, leveza e sensibilidade. As cores preferidas são os tons pastéis, as estampas são aquelas que passam uma sensação de inocência como as florais, de coração, borboletas e os tecidos que trazem delicadeza, como renda e tecidos fluídos. Os sapatos e acessórios são delicados, como laços e tiaras.
Sexy:
Pessoas do estilo sexy gostam de peças justas ao corpo, cintura marcada, decotes e de mostrar a pele. Tecidos como couro, cetim, lycra, veludo e com transparência. As estampas de animal print não podem faltar. As mulheres sexys gostam de sapatos de salto bem alto, de scarpins e sandálias de tiras finas. Batom vermelho e cabelos presos bem no alto, deixando nuca, ombros e colo à mostra. O estilo sexy valoriza muito o corpo e a sensualidade.
Criativo:
Mix de estampas é a marca registrada desse estilo. Misturar variados elementos, como cores, estampas, acessórios de diferentes padrões representam os criativos. Gostam de estampas étnicas e peças vintage. O visual é alegre e chamativo e transmite originalidade. Pessoas de estilo criativo são exóticas e não têm medo de ousar.
Estilo Exuberante/Dramático:
Peças com linhas e cortes geométricos, acessórios grandes, pesados e chamativos, mas com sofisticação criam o estilo exuberante. A cor preta, cinza e o contraste entre preto e branco são muito utilizados, mas não significa que elementos coloridos não possam compor o look exuberante. Pessoas exuberantes não passam despercebidas. Gostam de terceira peça de impacto, como uma jaqueta ou blazercom glamour e que cause impacto, sapatos pesados, como botas e coturnos, elementos como metais, lantejoulas, mangas bufantes. Pessoas exuberantes transmitem uma imagem contemporânea e de segurança, com toque de refinamento.
Eu descobri qual o meu estilo, e você, conseguiu identificar o seu?
Por: Adriana Carbonera