O dia em que destruíram uma parte da nossa história

Ao longo dos seus 43 anos de existência, Cidade Ocidental vem perdendo parte de sua história. Pontos históricos como a primeira igreja e a rodoviária, hoje fazem parte do passado. O mesmo destino teve a Praça Santo Antônio, que depois de várias mudanças na sua estrutura, acabou sendo totalmente destruída e tal destruição teve uma repercussão negativa jamais vista. O responsável por essa tragédia arquitetônica foi o então prefeito Alex Batista, que não teve nem a sensibilidade de ouvir a opinião da população.

Continua depois da publicidade.

Indignados, os moradores não pouparam críticas ao ex-prefeito Alex Batista. “Pra fazer uma obra dessa, deveria ser feita uma pesquisa com toda a população e saber a opinião de todos, se não for aprovada pela poluição não faz a pronto, sem sombra de dúvidas a antiga praça era melhor que esta”, comentou Delfim Souto. O empresário Kikko Aguiar, também criticou a decisão do governo Alex Batista. “Bastou a vontade de uma pessoa, sem consultar a sociedade”. Point da juventude ocidentalense, a Praça Santo Antônio reunia centenas de pessoas nos finais de semana.

Os anos se passaram e a destruição da Praça afetou também a vida de muitos comerciantes. Erguida no início da década de 1990, a Praça Santo Antônio reunia um grande número de pessoas, que aproveitavam para se divertirem nos bares localizados no centro comercial da SQ 12, como o Lander Lanches, Chopperia Peoples e o Bar do Pedrão. “Era uma época em que a juventude ocidentalense tinha um local para se divertir. E nós, comerciantes, tínhamos como manter o nosso comércio. Com a destruição da Praça, muitos comerciantes acabaram fechando as portas e o que vemos hoje é uma Praça sem vida e quase sem nenhuma serventia”, desabafou um antigo comerciante.

O hoje candidato Alex Batista ainda colhe os frutos de sua decisão em ter destruído um dos patrimônios históricos de Cidade Ocidental e há os que defendem que ela volte a ser como antes, desde que o ex-prefeito seja responsabilizado. “Não tinham nem que tê-la destruído. Eu apoio a reconstrução e a responsabilização dos que destruíram uma praça pronta e eficiente”, disse Silvio Bernardo. A servidora Rosemeri Mendonça vai mais além. “Sim, mas tem que ser feito com o dinheiro do Alex Batista, afinal foi na gestão dele que mudaram a Praça totalmente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *