Dia 15, não seja hipócrita!
No próximo domingo, dia 15, quase 37 mil ocidentalenses irão às urnas, decidir o futuro de Cidade Ocidental. O que me causa profunda preocupação e até surpresa é que há dois anos, a grande maioria dos moradores ao optarem por Jair Bolsonaro, justificaram o seu voto tendo o combate à corrupção como principal motivo. Para justificar o voto em Bolsonaro, boa parte dos ocidentalenses atacavam o candidato petista, o chamando de corrupto e por pertencer a um partido que, até então, respondia por uma onda de denúncias. Seu líder maior, Lula, estava preso. E durante 45 dias, bolsonaristas e lulistas se atacaram. Deu Bolsonaro. Hoje, após dois anos, Cidade Ocidental tem quatro candidatos pleiteando a Prefeitura Municipal. Um deles, porém, já teve a sua oportunidade de governar o Município e é o recordista de processos por improbidade administrativa, sofrendo seguidas condenações e ficou inelegível por oito anos.
Chega a ser inadmissível crer na possibilidade, por menor que seja, dos eleitores de Cidade Ocidental depositar outra vez um voto de confiança naquele que teve a chance de administrar bem o dinheiro público e, infelizmente, decepcionou. E quem diz isso não sou eu e sim órgãos fiscalizadores como o Ministério Público. Além do absurdo que seria reconduzir ao poder quem fez mau uso do dinheiro público, como um eleitor que votou em Bolsonaro defendendo a ética poderia justificar o seu voto? Com que moral esse mesmo eleitor poderá amanhã cobrar ética de alguém ou até mesmo cobrar melhorias na saúde, educação, segurança e outras áreas?
Qualquer ser humano, em sã consciência, sabe muito bem quais são os resultados oriundos da corrupção. Onde a corrupção impera, a saúde, educação, segurança e qualidade de vida deixam de existir. Onde existe a corrupção, aquele remédio para amenizar a sua dor ou a dor do seu filho deixa de existir. É por causa da corrupção que seu filho fica sem uma merenda escolar de qualidade e recebe um ensino pífio. É por causa dessa maldita corrupção que o asfalto existente na sua rua é de péssima qualidade.
E não estamos aqui enaltecendo o atual presidente da República, pelo contrário, estamos apenas lembrando que a bandeira que você defendeu para justificar o seu voto foi exatamente o do combate à corrupção. A mesma corrupção que sangra e prejudica toda uma população e que você, hoje, de forma irresponsável pensa em depositar nas urnas. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que cerca de 44% da população do Rio de Janeiro admitiram que votariam em candidatos que são investigados por corrupção. O reflexo desse tipo comportamento é a grande quantidade de políticos que já foram presos justamente por corrupção. Quando você vota num candidato comprovadamente corrupto, você está dando a ele mais uma chance de lhe roubar.
Coluna de Diego Alves.