Dezembro vermelho: Secretaria de Saúde mantém ações voltadas a prevenção do HIV/Aids
A Secretaria de Saúde de Cidade Ocidental mantém no município ações voltadas para a prevenção HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado dentro da UBSF-13, são oferecidos preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante; realização de exames por testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatites virais B e C.
Continua depois da publicidade.
É disponibilizado também a “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV” (PrEP) para as pessoas parceiras das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV). E também está disponível a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV com o uso de medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, por meio da exposição ocupacional, no caso de profissionais de saúde, por exemplo, ou pela exposição sexual ocorrida em casos de sexo sem camisinha ou de violência sexual.
Na PrEP, após avaliação por profissionais especializados, o usuário passa a usar um medicamento específico para evitar o HIV, reduzindo o risco de contrair o vírus. Além disso, o paciente recebe todas as orientações, como acompanhamento sobre o uso de camisinha e demais cuidados para não contrair outras ISTs, relata a secretária Municipal de Saúde Luciane Bernardes.