Queimada, no DF, agora é modalidade esportiva
Brincadeira comum em ruas, quadras poliesportivas e escolas, o jogo de queimada deixou de ser apenas diversão, pelo menos no Distrito Federal. O GDF decretou uma lei que torna a prática uma modalidade esportiva.
Continua depois da publicidade.
A medida foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (2). A lei nº 6.736, que torna a queimada uma modalidade esportiva, é de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). O parlamentar afirma que a prática “abarca centenas de mulheres e homens que praticam a modalidade”.
No DF, há várias equipes de queimada. Nas redes sociais, várias atletas comemoraram a sanção. O time feminino Zoe, sediado no Guará e pioneiro na modalidade, festejou: “Esse momento é nosso! Agora somos um esporte no Distrito Federal. Conquistamos, assim como outros estados conquistaram”. “A melhor notícia do dia. Respeite nossa história, porque somos oficialmente atletas”, vibrou uma jogadora.
O time masculino The Panthers, de Taguatinga, comentou que a decisão dá “uma sensação que a CLDF está de brincadeira com a população, mas não é bem assim”. “Há, nesta cidade, uma organização social para a criação de competições relacionadas à queimada, esporte que fez e faz parte da nossa formação educacional”, frisou. “A queimada e seus derivados nomes são esportes respeitados no mundo todo. Existem várias modalidades parecidas mundo afora, como, por exemplo, o dodgeball.”
A Secretaria de Esporte e Lazer também se manifestou. “Com esta nova lei, vamos poder apoiar ainda mais as competições locais e os atletas. Todas os eventos seguirão as diretrizes e as medidas que são empregadas em todos os campeonatos esportivos no DF.”
Por: William Matos