Criança pede o direito de fazer exame do coração na rede pública de Goiás
A jovem, de onze anos, Maria Júlia Fontinelle, fez nos últimos dias um pedido inusitado de presente Natal. O que deveria ser uma garantia do cidadão se tornou uma “bola de neve”. Maria Júlia precisa fazer um exame de coração na rede pública do Estado de Goiás, que em um hospital particular custaria em torno de R$ 150 mil, de acordo com a família.
Continua depois da publicidade.
Maria Júlia é moradora de Cidade Ocidental e escreveu uma carta ao bom velhinho com o pedido do exame. “Oi Papai Noel, tudo bom?! Este ano aconteceu uma coisa que me deixou chateada. Eu comecei a inchar em algumas partes do meu corpo (…) contei para a mamãe e ela falou com a médica e ela disse que eu precisava fazer um cateterismo, e já fomos várias vezes em Goiânia fazer o cateterismo, mas já tem mais de três meses que esperamos ele sair, esse natal o meu presente seria esse”, destacou a jovem.
De acordo com o relatório médico, Maria Júlia é portadora de cardiopatia congênita complexa grave e foi submetida a cirurgias cardíacas de urgência e está há pelo menos três meses aguardando em casa, devido a última cirurgia cardíaca que desenvolveu Enteropatia Perdedora de proteína. “Tal exame é fundamental para decisão de conduta a fim de melhorar classe funcional e portando qualidade de vida para paciente”, apontou a cardiologista Laura M. Tannus.
Por: Bruno Barbosa/ Jornal O Grito