Criança ocidentalense ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel
O Papai Noel chegou mais cedo para uma moradora da Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. A pequena Maria Júlia Fontinele, de 11 anos, recebeu na última semana semana o presente que pediu ao bom velhinho: um cateterismo. Após escrever uma carta para o Papai Noel pedindo pelo procedimento médico, ela, enfim, foi internada em um hospital particular para dar início ao procedimento.
A menina tem uma cardiopatia grave conhecida como síndrome do “meio coração”, já passou por oito cirurgias e há três meses esperava pelo procedimento médico no SUS. Internada no Hospital da Criança, em Goiânia, desde o sábado (12), ela está fazendo os exames necessários para poder fazer o procedimento amanhã.
“Ela está fazendo todos os exames preparatórios. Já fez raio-x, exame de sangue e hoje fará um ecocardiograma e mais um exame de sangue para ver como está a sua coagulação. Se tudo der certo amanhã já faremos o cateterismo”, explica a mãe da menina, Arilene Fontinele.
Ainda segundo a mãe, o procedimento que custa em torno de R$ 150 mil na rede particular foi doado pelo hospital depois que a instituição ficou sabendo do caso de Maria Júlia.
O procedimento é necessário para que os médicos possam avaliar a doença da menina e indicar o melhor tratamento para ela. Não há, por enquanto, previsão de quanto tempo Maria Júlia precisará ficar internada.