Governo Municipal de Cidade Ocidental proíbe natação e pesca no Lago
Assim que o prefeito Fábio Correa anunciou a revitalização do primeiro espelho d’água do Lago Jacob, criou-se uma expectativa quanto o Município ganhar mais uma opção de lazer. O espaço, que durante o fim da década de 1970 e o início da década de 1980, tornou-se o cartão postal da cidade, passou muitos anos abandonado pelas gestões passadas e somente agora é que as obras de revitalização e urbanização estão acontecendo. O que vem preocupando o Governo Municipal é que o espaço já está sendo utilizado para a prática de pesca e natação. A preocupação é maior quando se constata que até mesmo crianças estão mergulhando no Lago, colocando em risco as suas vidas.
Continua depois da publicidade.
Diante disso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de uma Portaria, proibiu essas duas práticas. O documento argumenta que ainda não foi realizada uma análise mais profunda quanto a qualidade da água e enquanto essa análise não acontece, não tem como permitir a liberação de pesca. Quanto ao fato do local está sendo usado para o mergulho, a secretaria lembra que o terreno em que está localizado o Lago é desconhecido e por isso a preocupação quanto a segurança das pessoas ao mergulharem.
O governo afirma que essas proibições irão ser mantidas até que a qualidade da água passe por uma análise conforme a resolução de número 274/2000 e a de número 357/2005. Na verdade o que se sabe sobre o Lago é que durante o tempo em que ele funcionou como uma área de lazer, muitos afogamentos aconteceram, demonstrando assim que o local precisa de uma maior atenção. No documento assinado pela Secretária de Meio Ambiente, Jéssica Gonçalves, é mencionado a necessidade de ter o acompanhamento de um profissional da área de salvamento.
Da redação/Jornal O Grito