Diego Sorgatto visita Hospital Veterinário Público do DF para implantar modelo em Luziânia
Uma das principais promessas de campanha de Diego Sorgatto era a implementação de um hospital veterinário municipal e estudos já estão sendo feitos para tirar o projeto do papel. Nesta quarta-feira, 13, o prefeito recém-eleito visitou o Hospital Veterinário Público do DF para conhecer as instalações e projetar o modelo que deve ser construído em Luziânia.
Continua depois da publicidade.
Na visita, Diego esteve acompanhado de Marcele Melo, secretária de saúde, e Daniel Queiroz, secretário de meio ambiente, além do diretor do IBRAM-DF, Ricardo Roriz, Mayara Cauper, Diretora Técnica da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) e Georgia Dantas, representante do projeto Pelos e Apelos.
Por lá, além da estrutura física, os representantes da prefeitura de Luziânia também analisaram como o hospital é organizado de maneira logística. “ É de suma importância para a gente garantir os bons tratos aos animais e é uma carência enorme da nossa cidade. A visita técnica guiada de hoje ao hospital foi justamente para ter as informações de como funciona lá, para a gente se basear no nosso projeto aqui”, explicou Diego.
“Foi uma visita bastante produtiva. Vimos o funcionamento daquela unidade, que é de 50 novos atendimentos diários mais os retornos, os procedimentos que são feitos, laboratórios, equipamentos de raio X e tomografia para os pacientes, procedimentos cirúrgicos que eles realizam lá. A partir de agora determinei os dois secretários que façam os estudos e levantamentos necessários pra gente começar a pensar em formato que nós vamos fazer aqui”, adiantou o prefeito.
Agora, o próximo passo para que o projeto se torne uma realidade é a realização dos estudos de técnicos e de viabilidade que devem ser comandados pelos secretários de saúde e meio ambiente, demandados para a função. O local de construção do prédio do hospital veterinário de Luziânia deve ser definido nesse processo. Ainda não há datas para o início das obras.
Unidade Modelo
Localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte, Hospital Veterinário Público do DF foi inaugurado em agosto de 2018. Até agosto de 2020, já realizou atendimentos em 33.555 animais, entre cães e gatos. Ao todo, foram 214.018 procedimentos veterinários realizados. Na unidade não é feita a castração e nem aplicação de vacinas.
O HVP é resultado de uma parceria do Brasília Ambiental com a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) e é uma referência no atendimento a animais domésticos. A unidade oferece serviços como consultas, exames laboratoriais, exames de imagem do tipo raios-x e ultrassom, cirurgias, administração de medicamentos, e outros.
Marcos Braz/Jornal O Grito