Cidade Ocidental deve iniciar a vacinação contra o coronavírus nesta terça-feira (19)
As doses da vacina Sinovac devem chegar à Cidade Ocidental ainda na noite desta segunda-feira, 18. Já o processo de imunização da população deve começar já nesta terça-feira, 19. A informação foi confirmada pela secretária municipal de saúde, Luciane Paiva. Na primeira etapa, as 500 doses enviadas ao município devem ser aplicadas em profissionais da saúde e idosos institucionalizados.
Continua depois da publicação.
A secretária frisou que a atuação do município segue as orientações do governo estadual sobre a imunização. De acordo com a orientação do governo Goiano, as unidades que serão pontos de vacinação serão o Saúde na Hora do Araguari, o Saúde na Hora do Jardim ABC e a unidade de saúde da quadra 12, justamente por ser mais centralizada.
O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Fábio Correa, em uma live em que esteve acompanhado de Luciane e também da Subsecretária de Saúde, Vanderli Miranda. Ele aproveitou a oportunidade para pedir que a população ainda siga as instruções de combate à Covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel.
A secretária municipal de saúde, Luciane Paiva lembrou que uma dose não é suficiente para imunizar uma pessoa. “Daqui duas semanas, será aplicada a dose dois nesses mesmos profissionais que tomaram a dose um. Bem possivelmente, na próxima demanda, vão receber a segunda dose para completar esse esquema. As pessoas só vão estar imunizadas depois de tomar as duas doses”, explicou.
Luciane disse ter consciência de que as doses são poucas. “Posteriormente, pode ser que a gente abra outras salas de vacinação, mas, por enquanto, essas são as que nós fomos autorizados pelo estado, por conta do município ter menos de 200.000 habitantes. Então nós temos que seguir esses critérios para que a gente consiga atender maior público conforme as vacinas. Estamos cientes que não é a quantidade desejada, gostaríamos de estar recebendo muito mais, mas é o que temos neste momento. Então vamos ter que seguir todos os critérios que já foram estabelecidos e compactuados junto ao estado e ao Ministério da Saúde”, declarou.
Vanderli Miranda, Subsecretária de Saúde, instruiu que caso o cidadão sinta algum sintoma da Covid-19, aguarde o oitavo dia para realizar o teste, e em caso de piora, procure um centro de saúde.“ Nós temos, hoje, 20 equipes no aguardo. Descentralizamos o Centro de Testagem até mesmo para melhorar a acessibilidade”, lembrou.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, a cidade registrou 10.790 casos notificados de Covid-19, 26 casos estão em monitoramento, que são pacientes que fizeram o exame tipo PCR e aguardam o resultado. Já 3.596 casos foram confirmados e 7.152 casos foram descartados. 650 casos estão em investigação, que são aqueles pacientes com síndrome gripal. 326 pessoas estão em tratamento domiciliar e nenhuma pessoa internada. O município registrou também 47 óbitos pela doença e investiga 12 mortes.
Por: Marcos Braz/Jornal O Grito