Vacinação contra a Covid-19 deve começar nesta quarta em Luziânia

Na tarde desta segunda-feira, 18, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, se reuniu com a secretária de saúde, Marcelle Machado, para debater os últimos detalhes do plano de vacinação da cidade. A imunização deve ter início nesta nesta quarta-feira, 20, priorizando profissionais da saúde e idosos.

Continua depois da publicidade.

De acordo com o chefe do Executivo, as primeiras doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, estão sendo distribuídas pela secretaria de saúde do estado de Goiás. As 1.300 doses reservadas para o município saíram de Goiânia e devem chegar no depósito de localização não divulgada ainda esta noite.

Diego adiantou que o primeiro grupo a ser imunizado serão os funcionários da área da saúde, empregados na linha de frente do combate à Covid-19. Também estão incluídos no grupo de prioridade, idosos acima de 60 anos institucionalizados, ou seja, que vivem em instituições de acolhimento.

A vacina será aplicada em duas unidades de saúde, em Luziânia, na Unidade Materno Infantil do Setor Leste, e no distrito do Jardim Ingá, na UBS do Parque Mingone II. Além das unidades físicas, uma equipe volante também vai atender os idosos que não tiverem condição de se locomover até os centros de saúde.

“A gente está feliz, nesse primeiro momento, por ter acesso à vacina. Queremos agradecer ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário estadual, Ismael Alexandrino, que essa madrugada foram até São Paulo, estão em contato sempre conosco para que a gente possa realizar não só em Luziânia, mas em todo nosso estado essas vacinações”, declarou o prefeito.

Diego aproveitou também para reforçar que na primeira etapa de aplicação, a imunização dessa pequena parcela da população tem o objetivo de diminuir as internações e os casos de morte. As doses, nessa quantidade, ainda não tem o poder de combater a transmissibilidade do vírus. O prefeito pediu à população que continue seguindo as medidas de prevenção a Covid-19, como o uso de máscara facial e álcool em gel e o respeito ao distanciamento social.

Em companhia da secretaria de saúde, Diego Sorgatto pediu respeito a prioridade dos grupos selecionados para a vacinação emergencial. “Nós vamos estar cuidando pessoalmente, assim como pedimos a todos os servidores da saúde para que respeitem essa vacinação, de acordo com a prioridade que foi determinada pelo plano estadual de vacinação”, pediu.

“É um momento único, uma vitória da ciência que nos traz esperança no combate a pandemia, mas que com toda certeza se prolongará por alguns meses”, destacou a secretária de saúde, Marcelle Machado.

Por: Marcos Braz/Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *