Técnica de enfermagem e idosa são as primeiras a serem vacinadas em Luziânia

Como anunciado pelo prefeito Diego Sorgatto (DEM), na segunda (18), a Campanha de Vacinação no município de Luziânia teve início na manhã desta quarta e vacinou, em cerimônia simbólica, duas mulheres.

A primeira a receber a vacina contra o Covid-19, foi a técnica de Enfermagem Elza Ribeiro da Silva Alves, de 57 anos, 30 deles dedicados ao serviço público municipal. Elza trabalhou muito tempo no antigo Hospital Regional e atualmente está na linha de frente do combate ao Coronavírus. “Estava pedindo a Deus que essa vacina chegasse logo para a gente sossegar o coração”, disse a Elza Ribeiro.

A segunda vacinada no município foi a idosa Maria Emília da Silva, de 87 anos e moradora do Asilo SAIDA (Serviço de Assistência ao Idoso, deficiente e/ou abandonado). A idosa, bem como a técnica de Enfermagem, fazem parte do grupo prioritário definido pelo Plano Estadual de Imunização.

Luziânia recebeu 1.300 doses da vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e será aplicada prioritariamente em profissionais da Saúde, idosos e deficientes institucionalizados e indígenas. Na oportunidade, o prefeito Diego Sorgatto ressaltou que este é apenas o ponta pé inicial de um longo processo para restaurar a normalidade no país: “É um momento de muita emoção e alegria, apesar do número pequeno de doses, é importante ressaltar que este primeiro momento é uma tentativa de minimizar as internações e as mortes”, disse.

Diego explicou ainda que em breve a vacinação será disponibilizada a todos os luzianienses. “Conforme forem chegando mais vacinas nós vamos imunizar as outras pessoas de acordo com o Plano Estratégico de Vacinação estabelecido pelo ministério da Saúde”, concluiu.

A cerimônia aconteceu no Hospital Materno Infantil, do setor Leste, que será um dos pontos de vacinação no município. No Distrito do Jardim do Ingá, a unidade escolhida foi a UBS do Parque Mingone II. A secretaria municipal de Saúde disponibilizará também uma unidade volante para imunização de idosos e deficientes com dificuldades de locomoção.

O responsável por aplicar as duas doses da vacina foi o deputado federal Célio Silveira (PSDB), que também é médico.

ASSCOM Prefeitura Luziânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *