“O esporte muda vidas” é o novo projeto da CASE Luziânia e Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer
Nesta terça-feira (02), o secretário de esporte, cultura e lazer de Luziânia, Felipe do Mandu, esteve no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), reunido com o Coordenador Geral Júlio Gama, Coordenadora Profissionalizante Heloísa Queiroz e os Agentes Educacional Fidélix Queiroz e Ivana Aparecida, para a implantação do projeto “O esporte muda vida”.
O CASE é um centro das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão responsável pela guarda de adolescentes em medidas socioeducativas. Essas medidas socioeducativas são respostas que o Estado dá ao adolescente que pratica ato infracional, entendido como crime ou contravenção penal pela legislação brasileira.
De acordo com o secretário, a maioria dos adolescentes que estão nesse centro cometeram homicídio ou latrocínio. E que por conta da pandemia, estão ficando com os que cometeram crimes mais pesados.
Felipe do Mandu ainda falou sobre a importância do esporte para os adolescentes. “Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora”, diz o secretário.
O secretário ainda que ficou acordado com os adolescentes que o centro cobraria a disciplina para poder participar do projeto. “Todo adolescente ama joga futebol, com isso cobraria mais disciplina, pois quem não tem bom comportamento não pode participar, fui lá olhei o espaço da unidade e levei um professor. E foi um sucesso, todos os internos participaram e foram bastante educados e se comportaram muito bem”, disse Felipe.
Esse foi apenas a implantação, mas o secretário confirmou que continuará uma vez por semana.
Por: André Luiz/ Jornal O Grito