Reunião do governador Ronaldo Caiado com prefeitos pode gerar novo lockdown no Estado de Goiás

Nessa quarta-feira (17), o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniu por videoconferência com prefeitos e empresários do Goiás, para debater a situação da pandemia no Estado.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) divulgou nova nota técnica nesta terça-feira (16) com recomendações sanitárias para os gestores municipais de saúde. O orgão confirmou que, a partir da publicação, será feito um mapeamento para classificar a situação de cada uma das regiões, no que se refere ao contágio por covid-19, semanalmente. Essa classificação será feita em três tipos, 1) de alerta; 2) crítica; ou 3) de calamidade. A terceira situação propõe o lockdown.

Os dados, segundo a secretaria, serão divulgados sempre às sextas-feiras, no Painel Covid-19.

O governador mesmo dentro do carro se posicionou sobre o assunto. “Propusemos uma portaria para que houvesse cancelamento (do funcionamento) de bares e boates a partir das 22 horas. Muita gente não quis assumir. Outros, prorrogaram horários. E estamos vendo um agravamento nas estruturas hospitalares. Não é momento de omissão. Não é momento de se acovardar diante da pressão de alguns que pensam mais no ponto de vista financeira”, enfatizou o governador. Ele ainda ressaltou que é preciso pensar mais em como será possível conciliar a situação econômica, com distanciamento e isolamento sociais.  

Ronaldo Caiado em Live

De acordo com assessoria de comunicação da prefeitura de Luziânia, amanhã o prefeito e a secretaria de saúde se juntará com o gabinete de crise, criado para o enfrentamento contra a Covid-19, para poder a chegar em um consenso sobre o tema discutido na reunião com o governador.

Tentamos entrar em contato com as assessorias de comunicação de Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso, mas nenhuma delas se manifestaram, nem atenderam as ligações.

Recomendações

As recomendações gerais da nota técnica divulgada pela SES-GO reforçam orientações preconizadas desde o início da pandemia sobre o uso da máscara “independente do local a ser frequentado”, a higienização das mãos com álcool 70% e a manutenção do distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. 

A nota técnica manteve a proibição de comércio e consumo de bebida alcoólica entre 22 horas e 6 horas em todo o Estado e recomenda que lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas encerrem suas atividades durante este horário. Após as 22 horas, os serviços de alimentação devem funcionar apenas com entregas.

Outro ponto tratado na nota técnica é o transporte coletivo. A recomendação é não exceder a capacidade de passageiros sentados. O escalonamento de horários de expediente também está previsto para minimizar o quantitativo de usuários nos horários de pico.

Lembrando que os decretos deferidos pelo Governo do Estado de Goiás não são, de fato, obrigatórios, e cada prefeitura tem sua autonomia para seguir os decretos que acharem convenientes com seu município.

Por: André Luiz/ Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *