Ibaneis descarta lockdown no DF em ação conjunta com Entorno

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou que não planeja se juntar aos prefeitos do Entorno para determinar o fechamento de atividades não essenciais em função da pandemia da Covid-19. “Não pretendo fechar nada”, afirmou à coluna Grande Angular, nesta segunda-feira (22/2).

Continua depois da publicidade.

As cidades de Goiás vizinhas da capital federal foram colocadas, pelo governo do estado, na área vermelha de contágio do novo coronavírus. Portanto, estão em situação de calamidade. Nesse caso, a recomendação do Executivo goiano é o lockdown.

Em razão da proximidade com o Distrito Federal, que emprega milhares de moradores do Entorno, os prefeitos querem que ações conjuntas sejam realizadas para frear o avanço da Covid-19.

“Só em Valparaíso, cerca de 40 mil pessoas transitam diariamente no DF, então nós precisamos discutir ações conjuntas. Não adianta Valparaíso e o Entorno fecharem e Brasília continuar aberta. As restrições devem acontecer”, pontuou o mandatário de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB).

Os prefeitos do Entorno devem participar de reunião com o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, para discutir o tema. Na região, há variantes do novo coronavírus circulando. Mossoró comentou que os gestores vão solicitar a intermediação de Alexandrino com a Secretaria de Saúde do DF, para que outras medidas sejam analisadas.

No DF

Sob a condição de cumprir protocolos definidos para evitar a proliferação do novo coronavírus, o DF liberou a abertura de setores do comércio, como shoppings, bares e restaurantes.

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal está em 9,8. Em comparação com o verificado há 14 dias, o indicador sofreu aumento de 2,9%, percentual que está dentro dos padrões que indicam estabilidade.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 289.820 contaminações e 4.757 óbitos em decorrência da doença.

Reprodução: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *