Prefeitos se encontram com Presidente em evento de lançamento de guia de governo
O guia Agenda Prefeito + Brasil, foi lançado nesta terça-feira, 23, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, além de prefeitos de dezenas de cidades. Entre eles, Diego Sorgatto e Fábio Correia. Os administradores de Luziânia e Cidade Ocidental, respectivamente, aproveitaram a oportunidade para cobrar autoridades federais sobre investimentos no entorno sul.
Continua depois da publicidade.
O prefeito Fábio Correa esteve em reunião com o Ministro General Ramos, da Secretaria de Governo da Presidência da República e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, onde discutiram a liberação de recursos para implantação do Campus da UFG. A Ocidental, em comparação com Luziânia e Valparaíso, cidades mais próximas do município, não tem uma Universidade para atender os estudantes, que acabam se submetendo a outras faculdades do entorno.
Ainda na reunião, foi discutida a liberação de mais de R$ 20 milhões em recursos para realização de obras de saneamento básico com pavimentação asfáltica, drenagem e construção de galerias de águas pluviais nos bairros Araguari I e II. O prefeito também agradeceu o ministro da CGU , Wagner Rosário, pelo apoio na administração da cidade, que está em 2º lugar em transparência no Estado de Goiás.
Já Diego Sorgatto não especificou quais demandas do município de Luziânia foram discutidas em seus encontros tanto com o secretário de Governo da Presidência da República e com o Ministro da Educação. Nas redes sociais, Sorgatto postou um registro do encontro com Jair Bolsonaro, acompanhado do deputado federal Major Vitor Hugo. “Bolsonaro tem dado muita atenção ao nosso estado e hoje tive a oportunidade de falar de Luziânia e suas principais necessidades”, escreveu.
O guia para prefeitos
O evento que os prefeitos participaram disponibilizou aos gestores municipais de todo o país um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração. O guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O objetivo, de acordo com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos 5.568 municípios brasileiros.
O guia traz, por exemplo, informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas.
“Pra muitos de nós, como foi pra mim, o início de uma gestão no Executivo não é fácil. Nós devemos contar com meios e o que é mais importante, com gente de confiança ao nosso lado”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento da plataforma.
Marcos Braz/Jornal O Grito