Prefeitos se encontram com Presidente em evento de lançamento de guia de governo

O guia Agenda Prefeito + Brasil, foi lançado nesta terça-feira, 23, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, além de prefeitos de dezenas de cidades. Entre eles, Diego Sorgatto e Fábio Correia. Os administradores de Luziânia e Cidade Ocidental, respectivamente, aproveitaram a oportunidade para cobrar autoridades federais sobre investimentos no entorno sul.

Continua depois da publicidade.

O prefeito Fábio Correa esteve em reunião com o Ministro General Ramos, da Secretaria de Governo da Presidência da República e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, onde discutiram a liberação de recursos para implantação do Campus da UFG. A Ocidental, em comparação com Luziânia e Valparaíso, cidades mais próximas do município, não tem uma Universidade para atender os estudantes, que acabam se submetendo a outras faculdades do entorno.

Ainda na reunião, foi discutida a liberação de mais de R$ 20 milhões em recursos para realização de obras de saneamento básico com pavimentação asfáltica, drenagem e construção de galerias de águas pluviais nos bairros Araguari I e II. O prefeito também agradeceu o ministro da CGU , Wagner Rosário, pelo apoio na administração da cidade, que está em 2º lugar em transparência no Estado de Goiás.

Prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, o chefe de gabinete de Cidade Ocidental, Robson Medeiros, e o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa

Já Diego Sorgatto não especificou quais demandas do município de Luziânia foram discutidas em seus encontros tanto com o secretário de Governo da Presidência da República e com o Ministro da Educação. Nas redes sociais, Sorgatto postou um registro do encontro com Jair Bolsonaro, acompanhado do deputado federal Major Vitor Hugo. “Bolsonaro tem dado muita atenção ao nosso estado e hoje tive a oportunidade de falar de Luziânia e suas principais necessidades”, escreveu.

O guia para prefeitos

O evento que os prefeitos participaram disponibilizou aos gestores municipais de todo o país um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração. O guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O objetivo, de acordo com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos 5.568 municípios brasileiros.

O guia traz, por exemplo, informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas.

“Pra muitos de nós, como foi pra mim, o início de uma gestão no Executivo não é fácil. Nós devemos contar com meios e o que é mais importante, com gente de confiança ao nosso lado”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento da plataforma.

Marcos Braz/Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *