Áudio de que Barragem da Corumbá IV pode romper é Fake News
No dia de ontem (24), viralizou na cidade de Luziânia um áudio afirmando que a barragem que da Usina Hidrelétrica Corumbá IV corria o risco de rompimento. Porém, segundo Diego Sorgatto, o que houve foi um pequeno deslizamento de terra em uma via próxima à Barragem e descartou qualquer risco de rompimento.
Continua depois da publicidade
A informação repassada pelo prefeito da cidade se baseia em laudos técnicos, tanto do Corpo de Bombeiros – que fizeram inspeção na barragem – quanto da Corumbá Concessões, responsável pela Usina Hidrelétrica Corumbá IV.
Os técnicos responsáveis pelo empreendimento afirmaram em laudo que, “após as intensas chuvas em fevereiro de 2021 não foram detectados anomalias capazes de afetarem o ótimo desempenho do barramento. Desta forma, de acordo com a Resolução Normativa Nº 696, de 15 de dezembro de 2015, classificamos o nível de segurança da barragem como normal”.
Em outras palavras, tanto o Corpo de Bombeiros, como os engenheiros responsáveis pela inspeção de segurança da Barragem afirmam não haver risco de rompimento.