Lockdown no Entorno Sul: saiba o que funciona em cada cidade
Em razão da crise sanitária causada pela Covid-19, cidades como Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso, publicaram o mesmo decreto de restrição de atividades para limitar a circulação de pessoas e, consequentemente, a circulação do vírus. A medida mais impactante é o fechamento obrigatório do comércio de 20h até às 5h, mas o texto publicado nos diários oficiais das cidades do Entorno Sul também regulamenta diversas outras atividades como funcionamento de escolas e igrejas.
Continua depois da publicidade.
Além de os estabelecimentos não poderem atender de forma presencial a partir das 20h, o esquema de delivery fica limitado a funcionar até 0h. “Após as 20h ficam autorizados apenas os serviços de entrega em domicílio (delivery), sendo proibida a abertura do estabelecimento para atendimento ao público em suas dependências após esse horário.Os serviços de entrega em domicílio (delivery) devem ser encerrados até as 0h”, diz o texto.
Está proibida também a circulação de pessoas em vias e espaços públicos durante o mesmo espaço de tempo. É permitida a saída de casa apenas para o acesso a serviços básicos como hospitais ou farmácias. O trânsito fica permitido somente para profissionais da linha de frente do combate à Covid-19, como médicos, enfermeiros, policiais e outros envolvidos nos serviços que estiverem permitidos a funcionar.
O horário de fechamento não se aplica a estabelecimentos como farmácias, clínicas de vacinação e unidades de saúde pública ou privada, exceto as de cunho estético. Podem funcionar também os cemitérios e serviços funerários, distribuidores e revendedores de gás, postos de combustíveis, padarias, hospitais veterinários, transportes coletivos e privados, incluindo as empresas de aplicativo. Mantém o funcionamento também empresas de saneamento, energia elétrica e telecomunicações, borracharias e fábricas de equipamentos que auxiliem no combate à pandemia.
Restaurantes, bares, botecos, tabacarias, estabelecimentos que ofereçam narguilé e outros similares não podem funcionar fora do período estabelecido e enquanto estiverem abertos devem atender até 30% da sua lotação máxima, assim como qualquer outro estabelecimento comercial no segmento de alimentação. Apenas restaurantes e lanchonetes instalados em postos de combustíveis que estejam situados às margens de rodovias podem funcionar depois das 20h desde de que compram as normas de segurança.
Bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários, funcionam normalmente. Já os hotéis devem abrigar apenas 65% da sua capacidade de acomodação e permitir o uso dos restaurantes exclusivamente para os hóspedes, desde que obedeçam os protocolos obedecidos pela secretaria de Estado da Saúde. Feiras livres não podem funcionar, a não ser que comercializem hortifrutigranjeiros, ou seja, frutas, verduras, carnes e outras produções agropecuárias. Nesse caso, os feirantes podem expor seus produtos desde que respeitem uma distância de 2 metros entre as barracas.
As instituições religiosas de qualquer credo ou religião podem realizar cultos, missas e rituais desde que limitem a entrada de pessoas a 30% de sua capacidade. Os participantes das cerimônias devem respeitar uma distância mínima de 2 metros entre eles. Já escolas privadas podem continuar recebendo os alunos desde que respeitem uma lotação máxima de 30% da sua capacidade. A rede municipal de ensino continua com aulas presenciais suspensas, mas retoma aulas através do ensino remoto, respeitando o Calendário Escolar aprovado.
A validade da medida é de duas semanas a partir da data de publicação, podendo ser prorrogada por mais sete dias, dependendo do estado de avanço da Covid-19 em cada município. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, o estado de Goiás tinha 94,78% das vagas de UTI ocupadas. Esse foi um dos dados que embasou a decisão de fechar o comércio durante a noite na tentativa de diminuir a disseminação do vírus.
Por: Marcos Braz/Jornal O Grito