Vacinação no Entorno Sul: Saiba quantas doses foram aplicadas em cada município até o momento
A variante britânica do coronavírus confirmada em Luziânia e em Valparaíso, levou cidades goianas do Entorno do Distrito Federal a decretarem bloqueio noturno de atividades comerciais não essenciais e acendeu o alerta para a importância de se agilizar a imunização da população. O tema também é preocupação do Distrito Federal, já que pessoas circulam entre as regiões, aumentando a probabilidade de a nova cepa do coronavírus estar circulando também em Brasília.
Continua depois da publicidade.
De acordo com as autoridades sanitárias, a vacinação é o método mais eficaz de prevenção ao vírus, mas enquanto as doses estão longe de chegar a grande maioria da população, o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção facial ainda são a opção mais viável. Nesse sentido, as autoridades da região apostam nos imunizantes para evitar as restrições. “Tal estratégia, constitui-se ao caráter emergencial em decorrência da Pandemia do vírus SARSCoV-2, visando a redução dos números de novos casos e do agravamento, potencialmente fatal”, diz o trecho do plano de vacinação de Luziânia.
Por lá, 3.077 doses já foram aplicadas desde o início da campanha. 1.631 profissionais da saúde receberam a primeira dose e 911 a segunda. Idosos em instituições de cuidado permanente e trabalhadores desses locais 299 primeiras doses e 189 segundas doses. Residentes de instituições inclusivas e seus profissionais recebem 32 doses da primeira imunização e 31 na segunda. São 1.101 idosos vacinados com a primeira dose e 04 com a segunda. Apenas 03 indígenas receberam a primeira dose e apenas 01 a segunda. Ao todo 1,45% da população do município está imunizada.
Em Valparaíso, 2.658 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas, porém o boletim epidemiológico da cidade não indica qual grupo recebeu cada quantidade. De acordo com o documento divulgado nesta quinta-feira, 4, o município notificou 19.144 casos de infecção por coronavírus. Na cidade, 171 pessoas morreram por conta da doença.
A secretaria de Saúde do Novo Gama atualizou os dados da vacinação pela última vez em fevereiro, de acordo com esse levantamento, haviam 204 pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. Não foram especificadas as quantidades e quais grupos haviam recebido as doses, mas no momento, estão sendo imunizados os idosos acima de 80 anos.
Já em Cidade Ocidental, foram aplicadas 2.027 primeiras doses e 429 segundo as doses, totalizando 2.456 doses aplicadas até o dia 4 de março. A cidade já registrou 12.195 casos notificados de Covid-19. Desses, 3.791 foram confirmados e 8.404 descartados. Foram registrados 53 óbitos durante toda a pandemia.