População não respeitou decreto durante o fim de semana em Cidade Ocidental
O decreto de combate à pandemia passou a valer no dia 1 de março e instaurou uma série de restrições para controlar a pandemia de Covid-19. Mas a principal delas, que é a não realização de festas em residências, não está sendo cumprida por vários moradores da cidade. Em live, membros do Gabinete de gestão da crise sanitária afirmaram que a ronda feita pela Polícia Militar flagrou muitas festas organizadas por moradores.
Continua depois da publicidade.
O secretário de segurança pública, Marco Aurélio, relatou que um comerciante estava tão certos da impunidade que colocou uma placa anunciando a venda de bebidas após o horário, a fiscalização chegou às 3h da madrugada de domingo, 7, onde uma família comercializa cerveja ou outros produtos. Diversas festas e reuniões foram dispersadas também pela força tarefa que está circulando pelo município.
“Infelizmente, a gente não consegue estar em todos os lugares, então é muito importante que você denuncie para que a gente possa visitar as casas, visitar os locais de festa. Uma coisa que a gente percebeu, as pessoas já tinham desculpas prontas. Era só minha família, era só pouca gente, mas a secretaria de saúde tem nos passado que o agravamento da doença é rápido e que a pessoa entra (no hospital), fica sete dias e depois ao invés de voltar pra casa a tendência é ir para a UTI”, disse o secretário de segurança pública.
Os membros do gabinete voltaram a incentivar fortemente o uso da máscara de proteção facial. Foi lançada na cidade a campanha “Você me protege, eu te protejo” que visa conscientizar a população sobre a boa utilização do ítem. Lembrando que nariz e boca devem sempre estar bem cobertos e que o tecido deve estar bem ajustado ao rosto para evitar o espalhamento do vírus pelo ambiente.
O prefeito da cidade, Fábio Correa comentou o aumento dos casos de Covid-19. “Estávamos com 5, 6 casos por dia, passamos para 10 e agora já estamos em 15 casos por dia, então o que nós temos que fazer? Nós temos que vigiar e dar atendimento às pessoas que chegam no hospital com a oxigenação mais baixa. Não temos ninguém esperando vaga pela nossa cidade, mas o número de pessoas começou aumentar então essa semana nós vamos avaliar”, explicou.
Por conta da nova cepa, a equipe disse que está reforçando todos os protocolos de prevenção a COVID-19 pela cidade. Os ônibus, por exemplo, estão sendo fiscalizados para que não circulem lotados e disponibilizem álcool em gel, além de que nenhum passageiro embarque sem máscara facial. Segundo o prefeito, essas são prioridades que estão sendo cobradas pessoalmente por ele aos órgãos de fiscalização.
Por: Marcos Braz/Jornal O Grito