Lockdown em cidades do Entorno Sul deve começar nesta terça-feira
Após uma reunião na noite deste domingo, 21, prefeitos da região do Entorno Sul decidiram adotar o Lockdown recomendado pelo Governo do Estado de Goiás. A partir desta terça-feira, 23, todos os estabelecimentos comerciais que não sejam considerados “essenciais” não podem abrir as portas. A medida busca controlar o avanço da pandemia, já que os sistemas de saúde dessas cidades estão no limite.
Continua depois da publicidade.
Estão autorizados a funcionar as farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde, assim como supermercados e padarias. Cemitérios, postos de gasolina e outros serviços de manutenção cotidiana como telefonia. Agências bancárias, casas lotéricas e dos Correios funcionam de acordo com a legislação federal. As linhas do transporte público só ficam autorizadas a rodos apenas com passageiros sentados..
Apesar do fechamento presencial, as atividades comerciais e de prestação de serviço podem funcionar através de entrega (delivery) até as 18h. Já a entrega de alimentação pode funcionar até às 22h. A comercialização de bebidas alcóolicas por entrega vai até as 18h de segunda à quinta feira, podendo retornar no dia seguinte a partir das 08h. De sexta feira 18h até segunda feira 05h fica proibida a venda de bebidas alcóolicas em todos os estabelecimentos.
Por conta da Lei Municipal 4.326/2021, as instituições religiosas de qualquer credo ou religião, poderão funcionar diariamente até as 20h, devendo limitar e programar a entrada de pessoas, respeitando a recomendação de ocupação de 30% de sua capacidade de acomodação, de maneira a evitar aglomerações no local e manter a distância mínima de 2 metros entre frequentadores e colaboradores.
Continua depois da publicidade
Ficam suspensas também as aulas presenciais nas unidades de educação públicas e privadas, com exceção dos cursos técnicos e superior na área da saúde. A Rede Municipal de Educação seguirá cronograma de aula remota que deverá ser regulamentado pelas Secretarias Municipais de Educação. Fica autorizado o funcionamento administrativo necessário para a garantia da realização de aulas remotas nos estabelecimentos educacionais.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais, em um vídeo com a presença dos prefeitos Fábio Correa, de Cidade Ocidental; Diego Sorgatto, de Luziânia; Pábio Mossoró, de Valparaíso de Goiás; e Carlinhos do Mangão, de Novo Gama. De acordo com eles, cidades como Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto também devem adotar medidas restritivas.
O decreto deve ser publicado ainda nesta segunda-feira, 22, e vai determinar o período de fechamento e limitação da circulação de pessoas. De acordo com o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, o fechamento deve durar pelo menos duas semanas para evitar a circulação da população e consequentemente diminuir a taxa de contágio.
Por: Marcos Braz / Jornal O Grito