Comerciantes fazem protesto contra o lockdown em Cidade Ocidental
Comerciantes da Cidade Ocidental continuam a se manifestar contra o lockdown. Mais um protesto pedindo o fim das medidas de restrição no comércio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, em frente a prefeitura do município. O grupo seguiu até o Balão do Friburgo, onde se sentaram na pista por alguns minutos para bloquear o trânsito. O grupo de cerca de 200 manifestantes, segundo os líderes do movimento, se dispersou após o bloqueio, próximo ao supermercado Cristal.
Continua depois da publicidade.
O objetivo dos organizadores do ato era conseguir conversar pessoalmente com o prefeito Fábio Correia, mas por conta da pandemia, a prefeitura da cidade está funcionando em home office. Os manifestantes então se dirigiram até a casa de Fábio, também sem sucesso. Saindo da casa do chefe do Poder Executivo, os comerciantes se dirigiram até o balão do Friburgo, na rua Santos Dumont, que fica próximo da principal entrada do município. O protesto começou às 9h e já se dispersou.
Silvia Helena é proprietária de duas lojas e acompanhou o ato em apoio aos inquilinos que estão enfrentando dificuldades para manter o aluguel em dia. Nos espaços de Silvia funcionam um salão de beleza e uma loja de roupa infantil, ambos fechados pelo decreto. “É muito difícil para eles manterem as lojas tendo que pagar água, luz, aluguel, fornecedores, tudo com as portas fechadas”, conta a empresária.
Por conta do decreto, estão autorizados a funcionar as farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde, assim como supermercados e padarias. Cemitérios, postos de gasolina e outros serviços de manutenção cotidiana como telefonia. Agências bancárias, casas lotéricas e dos Correios funcionam de acordo com a legislação federal. As linhas do transporte público só ficam autorizadas a rodar apenas com passageiros sentados.
Apesar do fechamento presencial, as atividades comerciais e de prestação de serviço podem funcionar através de entrega (delivery) até as 18h. Já a entrega de alimentação pode funcionar até às 22h. A comercialização de bebidas alcoólicas por entrega vai até as 18h de segunda à quinta feira, podendo retornar no dia seguinte a partir das 08h. De sexta feira 18h até segunda feira 05h fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos.
Por: Marcos Braz / Jornal O Grito