Buracos nas vias das cidades do Entorno são desafios para prefeitos

Pode parecer um problema simples, mas buracos nas ruas de municípios como Luziânia e Cidade Ocidental têm recebido atenção especial dos prefeitos dessas cidades. Diego Sorgatto e Fábio Corrêa estão desenvolvendo projetos para recuperar a malha viária da região que está em péssimo estado de conservação, situação que, segundo os governantes, é resultado das más gestões anteriores.

Em seu programa “Fala Fábio”, o prefeito de Cidade Ocidental debateu o tema com ouvintes e deu respostas sobre as ações que deve tomar no município. Um morador usou do bom humor para cobrar medidas. “Dois astronautas pousaram na Cidade Ocidental achando que era a lua”, escreveu. Mantendo o clima amistoso, o chefe do executivo local abriu a discussão passando a palavra para Vitor Cassimiro, Secretário de Infraestrutura.

“A gente está passando por um período complicado que é esse período de chuva. A gente sabe que a nossa malha asfáltica é antiga, ela não é de boa qualidade, então qualquer chuva que vem acarreta um problema muito grande que é a questão do buraco. De imediato, quando tem sol, tapamos os buracos. O prefeito está buscando emendas (recursos parlamentares) para projetos de recapeamento”, disse Vitor Cassimiro.

Porém, de acordo com o Secretário de Infraestrutura, as vias de diversas regiões da cidade estão tomadas por buracos, dificultando as obras. Vitor Cassimiro explicou que esse tipo de reparo só pode ser feito em dias secos para não haver desperdício de material, e estamos em um período chuvoso, logo é necessário esperar por um longo tempo de estiagem para que os projetos de recuperação de ruas e avenidas sejam desenvolvidos.

No mesmo programa, Fábio Correa aproveitou para lembrar que está atento às demandas de regiões específicas como as vias da SQ18 até o shopping, nos bairros Araguari I e II, Nápoles A e B e o Jardim ABC. “O projeto custa aproximadamente 3 milhões. Já estamos juntando esse dinheiro para fazer com recursos próprios. No Araguari I e II eu tenho aquele projeto de infraestrutura e saneamento, já está tudo ok, faltam apenas detalhes. E o Nápoles, já foi feito o projeto básico. Vamos tirar esse asfalto e fazer galeria de águas pluviais e fazer recuperação asfáltica”, adiantou.

Em Luziânia, a situação não é muito diferente. Diversos pontos da cidade apresentam falhas no asfalto. Os moradores também utilizam das redes sociais para pedir atenção ao problema. O município não escapou da comparação entre as crateras das ruas com as da lua, gerando memes na internet. Moradores de uma rua no centro da cidade, próxima ao shopping, chegaram a colocar galhos no buraco, e enfeitá-los para o natal.

O prefeito Diego Sorgatto usou as redes sociais para anunciar um pacote de medidas para resolver a situação das vias. R $16 milhões devem ser investidos em serviços de recapeamento e asfaltamento das ruas e avenidas. Já nas vias estaduais, R $1,6 milhões serão investidos, como na GO-404, que passa pelo Distrito de Mandirituba e vai até o povoado de Buritizinho. O trecho foi visitado pelo Governador Ronaldo Caiado, que liberou recursos para a obra.

Em nota a secretaria de Desenvolvimento Urbano de Luziânia respondeu que as crateras são resultado da má qualidade dos materiais utilizados no asfalto e das fortes chuvas do início do ano. Assim como na Cidade Ocidental, a pasta aguarda um período maior de estiagem para desenvolver as ações de recuperação de ruas e avenidas.

Por: Marcos Braz / Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *