Prefeitura de Cidade Ocidental deve lançar programa de limpeza urbana
Aproveitando o início do período de estiagem, a prefeitura de Cidade Ocidental está aproveitando para desenvolver o projeto “Cidade Limpa”. A iniciativa deve criar um cronograma de bairros para que a equipe dos Serviço de Limpeza Urbana da cidade recolha materiais que não podem ser descartados junto com o lixo comum. Muitas vezes, esses materiais são descartados em locais irregulares como calçadas e lotes baldios.
Materiais como móveis velhos, eletrodomésticos, restos de obras, colchões, entre outros que não poderiam estar entre o lixo doméstico, serão recolhidos. Cada bairro da cidade será informado de quando a equipe fará a ronda de recolhimento para evitar que esses resíduos sejam descartados de forma irregular, promovendo a proliferação de animais e insetos vetores de doenças.
Além disso, o programa visa também proteger os rios e córregos da cidade, que poderiam receber os materiais mal descartados através das enxurradas. Outro foco do projeto é limpar lotes baldios, com mato alto, que podem servir de local de depósito de lixo. Os proprietários dos terrenos vão ter de cercar e limpar a área, mantendo a vegetação bem aparada. Quem descumprir as regras será autuado. Ainda não há determinação do valor da multa.
“O cidade limpa tem por objetivo diminuir o acúmulo de lixo que é descartado de forma irregular e dar destinação adequada para ele. Além disso, será feito um trabalho de conscientização da população para que nos auxiliem nesse projeto”, disse Jéssica Gonçalves, Secretária Municipal de Meio Ambiente. De acordo com ela, detalhes como o cronograma de visitas e o valor das autuações ainda estão sendo discutidos.
O projeto Cidade Limpa já existe desde 2019 mas parou de ser executado por conta da pandemia. Porém, é uma “demanda urgente”, como classifica a Secretaria de Meio Ambiente de Cidade Ocidental. Por isso, a equipe técnica da pasta estuda estratégias para a retomada das ações de recolhimento de entulho e grandes descartes. Ainda não há data para que as propostas entrem em vigor.
O “Cidade Limpa” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente , em parceria com as secretarias de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Vão fazer parte da força tarefa de limpeza: fiscalização ambiental, fiscalização de posturas , vigilância sanitária e endemias. O projeto integra o Plano Municipal de Saneamento Básico.