Período de lockdown em Cidade Ocidental diminuiu número de internações hospitalares
Com o passar dos meses que a pandemia de covid-19 segue presente em nosso cotidiano, os governos municipais procuram estratégias para conter o avanço do vírus e não sobrecarregar a área da saúde. Em Cidade Ocidental, os decretos quinzenais alternam medidas restritivas que o município deve seguir, variando entre flexibilização geral e cumprimento arisca de horários de funcionamento. Tais medidas causa dualidade na população, onde muitos não concordam, já outros acreditam que essas sejam as ações necessárias.
O questionamento sobre a eficácia do lockdown foi passado para a Subsecretária Municipal de Saúde, Vanderli Miranda, durante o programa ”Fala Fábio Correa”, transmitido nessa quinta-feira (22/04). Vanderli que além de Subsecretária é enfermeira, afirmou que na área da saúde foram estabilizados os casos, apresentando os dados, acrescentou que atualmente existem 16 internações no HMCO, e graças aos últimos decretos, houve queda dos pacientes críticos e os pacientes com internação domiciliar também reduziram. A Live que acontece todas as manhãs no perfil do Prefeito de Cidade Ocidental conta com vários secretários sanando dúvidas enviadas durante a transmissão.
Apresentando dados, a Subsecretária explicou que a 15 dias, os 26 leitos disponíveis na ala de semi UTI do Hospital Municipal estavam ocupados com pacientes graves e gravíssimos. Aproveitando a oportunidade, Vanderli agradeceu a todos os profissionais que atuam hoje no HMCO. O lockdown pode ser visto de forma negativa por muitas pessoas, mas quando respeitado os critérios de distanciamento, as ações refletem positivamente na saúde, o que pode salvar vidas.