Governo de Valparaíso inicia entrega de Kits de alimentação nas escolas públicas
Com a declaração da Organização Mundial de Saúde sobre a pandemia de covid-19, medidas restritivas se intensificaram para o controle do contágio, incluindo a suspensão de aulas presenciais, trazendo dessa forma novas demandas para as instituições de ensino. Com o retorno das aulas remotas, a Secretária Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, realizou a entrega de novos kits, que equivalem a 60 dias, para garantir a alimentação dos alunos.
As entregas que foram iniciadas desde ontem (12/05), prestigiou a Escola Municipal do Céu Azul, Escola Municipal Cora Coralina, e EMEI Cecília Meireles, porém as entregas continuarão até atender as demais escolas do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o SME tem o compromisso de atender todos os 24.423 estudantes da rede pública, ”totaliza R$ 923.189,40, a serem pagos com verbas do FNDE/PNAE e recursos próprios, cujo objetivo é auxiliar na alimentação dos estudantes, mesmo em período pandêmico.”
A pasta procura priorizar a alimentação dos alunos, principalmente os que passam por situação de vulnerabilidade social, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente o programa beneficia cerca de 41 milhões de estudantes no Brasil. A Resolução CD/FNDE/ME n° 1/17 define o atual valor que deve ser repassado pela União a Estados e Municípios por dia letivo para cada aluno, apesar de ser consideravelmente baixo.
Apesar das dificuldades, a Secretaria Municipal de Educação, montou os Kits para que as famílias de Valparaíso sejam atendidas, em concordância com as diretrizes de segurança alimentar e nutricional PNAE.
Por: A redação / Jornal O Grito