Projeto de Lei do vereador Dennys Cordeiro, pretende criar dia de lazer em pista norte da Estrada Park
O vereador Dennys Cordeiro (PRTB) apresentou o seu primeiro projeto de lei na Câmara dos Vereadores de Cidade Ocidental, na última quarta-feira (13/05). O projeto consiste no fechamento da via norte da Estrada Park, pista de acesso ao DF, via Monumento Solarius (Chifrudo). Ocorrerá aos domingos e feriados nacionais, com o intuito de oferecer um espaço exclusivo para lazer e esportes, como corrida e ciclismo, semelhando ao Eixão.
A ideia nasceu para beneficiar os moradores que já utilizam as pistas para atividades físicas, e não tem uma ciclovia para frequentar. Em Cidade Ocidental, os grupos de corredores e ciclistas tem aumentado, e Dennys acredita que falta no município um ambiente seguro para as práticas. No projeto, também está incluso que a via Sul da Estrada Park se tornará de mão dupla apenas nos dias de fechamento, e o horário será de 06h às 18 horas.
Rodney Carvalho, de 55 anos, aderiu ao ciclismo recentemente, e desde então utiliza a pista com frequência, junto com seu sobrinho Guilherme Carvalho de 25 anos, onde afirma que o movimento de carros varia de acordo com os horários. ”O tráfego lá também é complexo, no caso eu como ciclista, as vezes os motoristas respeitam e passam afastados, já outros passam muito próximos”, afirma Rodney. Para ele, a ideia é válida, principalmente para incentivar os moradores, mas acredita que existam algumas limitações, como a falta de iluminação e calçadas.
Outro empecilho que os ciclistas e corredores enfrentam é a obra do meio fio da Estrada Park, que apesar de ser para o benefício da população, pela falta de limpeza do resto das britas, faz com que o canto da pista fique inutilizável, podendo gerar quedas, e assim levando os esportistas a ficarem mais no centro da pista, ação perigosa pela movimentação de carros.
Dennys Cordeiro acredita que com o fechamento nesses dias, o lugar será apropriado para exercícios em família trazendo saúde e bem estar para os moradores do município. O vereador também afirma que o lugar possa ser mais um cartão postal, além de um cartão de turismo para os atletas de Cidade Ocidental.
O projeto de fechamento cobre o percurso do Dom Bosco até a altura do monumento Árvore de ferro, e está aguardando aprovação na Câmara dos Vereadores.
Por: Karla Beatryz / Jornal O Grito