Maio Laranja: Ceilândia é a região do DF com maior número de estupros contra vulnerável
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizou um levantamento sobre as regiões com alto índice de estupro de vulneráveis, e a cidade de Ceilândia foi o local com o maior número de casos em 2020, com o total de 92 ocorrências contra crianças e adolescentes. De acordo com o MPDFT, ainda em 2020, foram registrados 1.517 casos de estupro de vulnerável no Distrito Federal, sendo uma média de 4 situações por dia. As ocorrências classificadas levaram em consideração conjunção carnal ou a prática de outro ato libidinoso com menores de 14 anos.
No mês de Maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, e os dados do levantamento fazem parte de ações do Maio Laranja. Segundo os dados, 2020 teve uma queda de casos recebidos, quando comparado a 2019. Segundo o levantamento, a pandemia da Covid-19 contribuiu para a diminuição do número de casos, sendo o balanço mais evidente no mês de março de 2019, quando o DF decretou suspensão das aulas.
Muitos casos de abuso, eram originários do ambiente escolar, e com as suspensão das aulas, esse canal foi inviabilizado para os abusadores. “Ainda assim, continuamos recebendo denúncias pelas escolas, pelo disque 100 ou 180 e pelas Delegacias de Polícia”, afirma Cíntia Costa, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra as Crianças e o Adolescente (NEVASCA).
Durante o Maio Laranja, as campanhas de conscientização contra o abuso se intensificam, incentivando mais pessoas a realizarem as denúncias contra essa prática.
Com informações do Mais Brasília – A Redação / Jornal O Grito.