Maio Laranja: Confira as ações de prevenção realizada nas cidades do Entorno Sul

Dia 18 de Maio é a data escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, após uma criança de oito anos ser sequestrada, estuprada, drogada e assassinada em 1973, e todos os agressores ficaram impunes. Então em 2000, foi decretado que essa data seria para o combate aos abusos, e o mês de Maio ficaria conhecido como Maio Laranja, em homenagem a Araceli Santos.

Os municípios do Entorno Sul estão fazendo um trabalho intensivo de divulgação nas redes sociais, além de conscientização nas ruas, através de carreatas e entrega de cartilhas. São diversas as estratégias para alertar a população sobre a importância da denúncia e a conscientização dos vulneráveis sobre esses riscos. Confira abaixo as ações nos municípios que formam o Entorno Sul:

Luziânia

Luziânia realizou uma campanha intensiva em todo o mês de maio, com carreatas, entrega de folhetos, lives, entre outros eventos. No dia 12/05 ( quarta-feira) foi realizado um Webinário da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJGO juntamente com o Dr. Flávio Schimidt, Juiz de Direito da Comarca do TJMG, com o tema: ” Violência-Abuso sexual de crianças e adolescentes: Desafio da escuta protegida”, incluindo certificação para os participantes. Já no dia 17/05 (Segunda-feira) duas carreatas com trio elétrico levou mensagens de conscientização para a população de Luziânia, e do bairro Jardim Ingá.

Hoje, no dia Nacional, a data que mais marca o maio laranja, já foram realizado dois drive-thrus, em frente a Prefeitura e em frente a administração do Jardim Ingá, onde brindes foram distribuídos, com cartilhas informativas sobre a campanha. Ainda hoje, a partir de 19 horas, será transmitida uma Live com a Juíza da Vara da Infância e Juventude, Doutora Célia Lara, juntamente com o delegado da DPCA-DPAE de Luziânia, o Doutor Victor Pereira Avelino, com o tema: Visão e atuação da Vara da infância nos casos de abuso e exploração sexual. O evento será transmitido em todas as plataformas da Prefeitura Municipal de Luziânia (YouTube, Facebook e Instagram). Os demais eventos que acontecerão podem ser conferidos nas redes sociais, ou no site da prefeitura de Luziânia.

Cidade Ocidental

Em Cidade Ocidental, foi divulgado um vídeo com integrantes importantes do combate a exploração sexual infanto-juvenil. Entre os participantes estavam a Inspetora Neves (GMC), Ruth Souza (Presidente do Conselho Tutelar), Tenente Gustavo (Polícia Militar), Luciene Vieira (Psicóloga e Coordenadora do CREAS), Emanuele Gomes (Presidente do CMDCA), Dilamar Castro (Delegada da Polícia Civil), Rosaléa Rodrigues (Secretário Municipal de Assistência Social) e André Nacagami ( Juiz da Comarca de Cidade Ocidental). Todos incentivaram de forma clara a importância da denúncia, não apenas de crianças conhecidas, mas de outras, quando for notado comportamento suspeito.

A Inspetora Neves explicou algumas mudanças de comportamentos que devem ser observadas, como sonolência, apego a mãe, queda do rendimento escolar, resistência ao banho, entre outros. A delegada Dilamar Castro enfatiza a procura das autoridades, seja através dos números de contatos ou a procura da delegacia, ”É necessário combater, para que nós tenhamos uma sociedade mais justa e saudável”, declara Dilamar. Para as denúncias em Cidade Ocidental, basta ligar para o 190 (Polícia Militar) e (61) 3903-2035 (Conselho tutelar).

Novo Gama

O município também divulgou em suas redes sociais, um vídeo com o psicologo do CREAS, Alexsandro. Onde é explicado a criação do Dia Nacional, e a criação da Lei que garante as campanhas e ações de sensibilização e denúncias. No vídeo, foi informado o número 100 para denúncias, além do número de contato do CREAS (61) 3628-1240. Alexsandro declarou que busca parcerias com as famílias e o poder público, para alcançar mais crianças e que essa campanha possa durar todos os dias.

Valparaíso

O governo de Valparaíso de Goiás, postou um texto e uma arte em seus perfis, onde foi explicado com detalhes a criação e a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O número 100 para realização de denúncias também foi informado pelo município, para que os casos possam ser descobertos e interrompidos o mais rápido possível.

A prevenção é ressaltada no mês de maio, porém são ações que devem permanecer no decorrer do ano. ”Ao menor sinal de violência, ou abuso sexual contra os vulneráveis, denuncie” alerta o Tenente Gustavo do 33° Batalhão da polícia militar, assim salvando a vida de crianças do seu convívio ou não.

Karla Beatryz / Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *