Casa da Memória: Em Cidade Ocidental memorial contando a história do município é inaugurado
Na noite da última sexta-feira (21/05) foi inaugurado em Cidade Ocidental a Casa da Memória, projeto do jornalista e escritor de Cidade Ocidental, Lander Jorge. A casa localizada na SQ 15 Quadra 12 Casa 49 conta com diversos memoriais a trajetória de Cidade Ocidental, relembrando sua fundação, a emancipação e todos os prefeitos que passaram pela história da Cidade. Além de memoriais políticos, a Casa da Memória conta com lembranças culturais, jornalísticas e um painel com fotos de alguns pioneiros do município que não estão mais presentes.
Segundo Lander, o projeto de resgatar a história de Cidade Ocidental foi iniciada em 2010, por meio do jornal A Notícia, veículo de comunicação criado por ele, com foco na história do município. ”Lancei os livros em 2012 e 2014, e ao conhecer a Casa da Cultura em Luziânia, vi a necessidade de criar o memorial”, afirma Lander.
Com edições de jornais de diversos anos, fotos de pioneiros e dos primórdios de Cidade Ocidental, máquinas de escrever, instrumentos e outros itens, o local tem um acervo de lembranças de encher os olhos dos moradores que amam Cidade Ocidental. Lander afirma que desde quando iniciou a trajetória no jornalismo alternativo, ele guardava diversas edições de jornais, e os demais objetos foram doados para o local.
A Casa da Memória que está aberta para visitação de todo o público as terças, quintas e sábados, de 09h às 12h e de 14h às 17 horas, precisa de auxílio para ser mantida, pois o local é destinado apenas para visitação, não tendo morador na casa, e a ajuda da população se torna necessária para manter o memorial.
Karla Beatryz / Jornal O Grito