Municípios de Goiás iniciam imunização contra Covid-19 em população carcerária
A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), sob orientação das secretarias de saúde dos municípios, começou a vacinação contra a Covid-19 de presos de Goiás. Até o momento, cerca de 391 presos já foram vacinados, priorizando o grupo que possui alguma comorbidade ou por faixa etária decrescente. Cerca de 23 cidades de Goiás já iniciaram a vacinação da população carcerária.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
Em Goiás, a vacinação acontece à medida em que as secretarias municipais disponibilizam as doses para as unidades prisionais. A imunização teve início no último dia 19 de maio.
Segundo a DGAP, “a população carcerária entra no PNI como grupo prioritário por ser um grupo vulnerável em situação de maior impacto para casos da Covid-19, já que é difícil estabelecer distanciamento social dentro dos estabelecimentos penitenciários.”.
Casos de coronavírus entre detentos
Segundo levantamento da DGAP, dos 21.961 presos do sistema penitenciário goiano, 2.309 já foram contaminados com a Covid-19, conforme dados da última segunda-feira (24/5). Desses, 2.193 estão recuperados, 43 seguem em tratamento e 11 vieram a óbito. Outros 62 casos são contabilizados pela instituição, mas tratam-se de detentos que receberam alvará de soltura e estão fora do sistema prisional.
Reprodução / Jornal Dia Online