Ciclista Filipe Ferreira ganha apoio de artistas nacionais e vereadores de Cidade Ocidental
O caso do ciclista e youtuber Filipe Ferreira que foi algemado e detido sem motivos por policiais militares de Cidade Ocidental ganhou repercussão nacional, com diversos artistas e veículos de comunicação divulgando o acontecido. Filipe chegou a dar entrevista ao Fantástico, que foi ao ar no último domingo (30/05). Na entrevista, ele afirma que não teve intenção de prejudicar o policial, só espera que ele melhore nas próximas abordagens.
Mas o caso não teve somente repercussão nacional, Filipe compareceu a primeira Sessão Ordinária do mês de Junho da Câmara dos Vereadores de Cidade Ocidental, por convite do vereador Danielzinho. Na transmissão da Sessão, Danielzinho declarou seu repúdio e lamenta o ocorrido com Filipe, além de comentar as injúrias raciais ocorridas frequentemente em todo o país e no mundo, citando George Floyd, homem negro morto por policiais em 25 de maio de 2020.
Danielzinho também citou um especialista de Segurança Pública da Record TV, que explicou que o cidadão tem o direito de saber o motivo da abordagem, pois se não há crime ou suspeite, é natural o questionamento. Além de Danielzinho, outros vereadores como Frank Denis e Sávio Meireles declararam seu apoio ao Filipe. Segundo a Defensoria Pública de Goiás, a abordagem foi classificada com ”Nítidos contornos raciais”, além de ser considerada inadmissível esse tipo de abordagem.
Após a repercussão do caso, Filipe Ferreira ganhou mais de 40 mil seguidores em seu Instagram, e recebeu apoio do jornalista Hugo Gloss, o cantor Thiaguinho e o político Ciro Gomes, o ator Rafael Zulu, entre outros artistas nacionais.
A Redação / Jornal O Grito