Alunos da Comunidade Quilombola Mesquita recebem visita de projeto de robótica espacial

A comunidade quilombola Mesquita, de Cidade Ocidental foi contemplada com a visita de uma equipe de robótica no início deste mês, onde 25 alunos foram apresentados a diversos equipamentos e aparelhos tecnológicos. A visita faz parte do programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), juntamente com a Universidade de Brasília (UNB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Com o objetivo de inclusão social dos estudantes, a visita apresentou o caminhão do projeto-piloto, onde sua capota pode ser transformada em uma base para drones, pilotados por um engenheiro de robótica e o instrutor e desenvolvedor de jogos e aplicativos na ocasião. Além dos drones, impressoras 3D, máquinas laser, rovers, notebooks e robôs fizeram parte da visita.

Segundo o diretor da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga 1, Wesley Ribeiro, como todos os alunos acima de 18 anos do Mesquita estavam imunizados contra a Covid-19, o evento pode acontecer de forma tranquila, e seguindo as regras necessárias. Além da visita interativa, os alunos podem acessar o curso online de robótica, incluindo personagens inspirados no projeto da Nasa (Agência Espacial Norte Americana), chamado Artemis.

Em nota, Paulo Aragão Ramalho, diretor de tecnologia e inovação do FNDE completa que o projeto estimula a criatividade nas crianças e adolescentes, desenvolvendo a vontade de criar novos limites. O projeto de abrangência nacional, pretende visitar 250 escolas, proporcionando essa experiência em mais de 10 mil estudantes de instituições públicas e privadas. “A ideia é difundir em todo o Brasil, da melhor maneira possível, e capacitar essas crianças.” finaliza o diretor.

A Redação / Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *