Jardim decorado com bonecos é o novo projeto comunitário da Super Quadra 18, em Cidade Ocidental
A Super Quadra 18 de Cidade Ocidental, é conhecida por seus projetos inovadores, como por exemplo a horta comunitária na quadra 5 e 6, que residentes dos condomínios cultivam e usam para consumo próprio, e a quadra inovou novamente, montando uma espécie de jardim decorado na quadra quatro, local que anteriormente era acumulado lixo, entulho e até animais mortos.
Com a presença de diferentes bonecos decorativos, que foram doados aos organizadores, o jardim está aberto para visitação, e todos podem retirar com cuidado o plantio, para consumo próprio, mas a equipe no local enfatiza a importância de preservar as plantações e as mudas de árvore. Por ser próxima a uma região mais arborizada, a Super Quadra 18 sofre com os acúmulos de lixo, que são largados e muitas vezes queimados, o que além de prejudicar a vegetação, afeta a casa das pessoas, pensando nisso, um grupo de cinco pessoas se mobilizou para mudar este fato.
Segundo moradores o local é classificada como Área de Preservação Ambiental (APA), e é necessária autorização da prefeitura para limpeza e possíveis alterações. Os organizadores afirmam que o local não era preservado, mas sim abandonado, e após muitas solicitações, o espaço foi limpo para que as mudas pudessem começar a serem plantadas. É possível encontrar plantação de cenoura, alface, cheiro verde, couve, maxixe, batata doce, morango e outros alimentos, além diversas mudas da árvore. A prefeitura municipal passou a auxiliar a plantação, e reabastece uma caixa d’água no jardim.
Apesar de serem considerados assustadores por algumas pessoas, os bonecos foram uma solução eficaz para manter o local decorado e atrativo, sendo mais uma iniciativa vindo da própria população. Cabe ao governo municipal pensar junto aos moradores, em ações inovadoras para manter a natureza preservada e previnir o acúmulo indevido de lixos.
Para doação de mudas e sementes, basta procurar os moradores no final da rua, na da Sq 18 Qd 04.
Da Redação / Jornal O Grito