Amor além do vidro: Projeto de Luziânia permite visita a pacientes com Covid-19

O Hospital Regional de Luziânia (HRL) está funcionando exclusivamente para o tratamento de Covid-19, e as visitas estão suspensas pelos protocolos de segurança, mas a equipe de psicologia do HRL adaptou as visitas durante este período, com o projeto ”Amor além do Vidro”, permitindo que os familiares dos pacientes entrem no hospital e os protocolos sejam mantidos. Os pacientes são levados até uma porta fixa de vidro, onde podem ver e conversar com sua família.

O local onde a visita é realizada é fixo, e do lado de fora, os familiares estão em um ambiente aberto e arejado, permanecendo na área interna apenas o paciente e a equipe médica. Segundo informações passadas pela prefeitura de Luziânia, as psicólogas Diovana Rodrigues e Laricy de Lima pensaram no projeto para trazer melhoria nos pacientes, pois de acordo com elas, o contato é capaz de promover a redução da ansiedade e sentimento de segurança.

Uma das pioneiras do projeto é Maria Cristina da Silva, de 50 anos, que reencontrou o marido Richard, as filhas e a neta. Maria Cristina foi internada dia 13 de maio, sendo levada posteriormente para a UTI, onde ficou por 25 dias, e voltou para a enfermaria dia 09 de junho, e segundo ela, ver a família depois de tanto tempo, é como se o oxigênio voltasse aos pulmões. “A visita da minha família foi como se fosse o oxigênio que estava me faltando. Depois de vê-los fiquei mais confiante.” afirma a paciente, que agradeceu oportunidade do reencontro.

A equipe que participa do momento de visitas é composta pelos familiares, o paciente, psicólogas e a equipe médica. Para participar do projeto, basta entrar em contato com a equipe psicológica do HRL para agendar o dia e horário. Também foi informado, que caso necessário, um cilindro de oxigênio é disponibilizado para o paciente durante a visita.

Com informações do Jornal Dia a Dia. Da Redação / jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *