Autoaceitação: Jovem que sofreu na adolescência fala sobre o amor próprio nas redes sociais
A ditadura da beleza exige a cada dia mais das mulheres, que se esforçam para se encaixar em um padrão, Gerlane Pereira, uma jovem que lutou durante toda sua vida contra esse padrão enquanto ainda precisava lutar por sua saúde, graças a uma queimadura que ela sofreu enquanto ainda tinha dois anos de idade. Hoje com 24 anos, Gerlane fala em suas redes sociais sobre amor próprio e aceitar suas próprias cicatrizes.
A trajetória de Gerlane
Gerlane é de Buriti, uma pequena cidade no interior do Maranhão. Sua família não tinha condições de ter energia elétrica, então usavam lamparina em casa, e em um determinado dia, a mãe de Gerlane colocou ela para jantar com sua irmã mais velha, por volta de 18 horas, e sem saber ao certo, a lamparina caiu em cima da mesa do jantar, pegando fogo. No dia do acidente, Gerlane, que tinha apenas dois anos, ficou paralisada, enquanto a irmã com apenas três anos saiu correndo para chamar a mãe, porém ao chegar no local do fogo, Gerlane já havia queimado seu rosto, seus braços e sua mão.
Gerlane foi levada para o centro médico mais próximo, há aproximadamente 8km de onde eles moravam, e ao chegar no local não tinham atendimento especializado, e ela precisou ser levada para outra cidade, onde ficou três meses internada, fazendo tratamentos para as queimaduras. Desde então, a jovem precisou migrar para diferentes cidades, para realizar cirurgias e tratamentos, passando boa parte de sua vida em hospitais, até ser liberada para retornar ao convívio em casa.
Gerlane enfrentou diversas dificuldades, mas teve o apoio de sua família, e hoje afirma ser uma mulher muito orgulhosa de sí, se casou e passou a amar quem ela é. Em 2017 se mudou para Cidade Ocidental, pois sua irmã já moravam no município, e conseguiram uma oportunidade de emprego para o seu pai e seu irmão. No primeiro momento, apenas o irmão e a mãe de Gerlane vieram para a cidade, mas após dois meses ela e seu pai se mudaram.
O início no Instagram
Gerlane afirma que o momento mais difícil para ela, não foi o tratamento, mas foi enfrentar a adolescência, onde algumas pessoas, principalmente na escola zombavam de sua aparência, chegando a querer desistir dos estudos, por ter vergonha de sair de casa. Graças ao apoio constante de sua família, ela completou os estudos. Com o tempo passou a se respeitar mais, e se amar. Após seu casamento, passou a falar nas redes sociais sobre o poder do amor próprio.
Ela ressalta que começou por ela mesma, por saber a importância de se amar quando alguém se olha no espelho, e quando você se aceita, o olhar de julgamento dos outros não afeta tanto, e falar sobre isso em suas redes sociais motiva outras pessoas. ”E difícil escrever o que eu sinto e relembrar tudo que passei, mas sou feliz ao saber quão guerreira eu fui tão pequena.” garante a influencer.
Atualmente, Gerlane tem 9.429 seguidores em seu Instagram, onde compartilha seu cotidiano, frases de motivação e incentivo ao amor próprio.
Da Redação / Jornal O Grito