Patrulha Mulher Mais Segura: Leite em pó é entregue para filhos de vítimas de violência doméstica
A Polícia Militar, em conjunto com o projeto Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cidade Ocidental, distribuiu na última sexta-feira (23), leite em pó para crianças que são filhos de mulheres que sofreram violência doméstica.
O objetivo é não deixar desamparadas as mulheres que dependem de seus agressores para alimentar seus filhos no instante da separação, enquanto aguarda a Assistência Social para cobertura definitiva.
O alimento é adquirido através de uma “pena alternativa”, pessoas que são autuadas pela Polícia Militar do Goiás (PMGO), por posse de drogas para consumo próprio nos municípios do Entorno Sul.
Para o usuário não responder criminalmente, é apresentada a alternativa, por meio de instrumento conhecido como Transação Penal. Os alimentos são entregues pelos autuados na sede do 33° BPM e, após isso, encaminhados, em caráter emergencial, às vítimas de violência doméstica.
Para o Tenente Arão Gustavo Dias Nascimento, coordenador do Programa de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, a cobertura inicial é extremamente importante. “O sistema de assistência social formal, disponível no município, demanda alguns dias para acomodar as vítimas, mas essas mulheres não têm condições de esperar pelo alimento. Isso porque, muitas vezes, as vítimas são alimentadas efetivamente pelo agressor. E, quando esse agressor é preso, essa mulher fica desamparada”, explicou o Tenente Gustavo
Da redação – Jornal O Grito