Escola Municipal Silva Neto passará por reforma para modernização e economia de energia
Conhecida pela excelência em educação, a unidade de ensino da rede pública municipal localizada no centro da Cidade Ocidental que atende a crianças do Ensino Fundamental e também jovens e adultos através da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, tendo na direção o Prof. Marcos Garcia, o conhecido Marcão, passará por um completo processo de modernização e revitalização do seu complexo educacional.
Dentre as melhorias que ocorrerão na Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto se destacam:
● Instalação de sistema de rede de energia solar fotovoltaica e renovação de toda a eletrificação
predial, a idéia é que o custo de energia elétrica com a unidade escolar passe à zero;
● Substituição da cobertura central com instalação de nova para melhorar a ventilação natural,
conforto térmico e claridade da escola;
● Ampliação da quadra poliesportiva com construção de arquibancadas, vestiários masculinos e femininos e bebedouros;
● Criação de espaço de convivência com o plantio de mais de 1.000 m2 de grama natural no
bosque já existente e a substituição de árvores daninhas por árvores frutíferas;
● Ampliação e reforma do refeitório com a aquisição de novas mobílias;
● Ampliação da cantina incluindo a troca do forro do teto;
● Construção de estacionamento privativo para servidores e comunidade escolar;
● Construção de um pergolado de jade azul na entrada da escola;
● Reformas dos banheiros já existentes; e
● Pintura total da escola.
As obras em toda a estrutura predial da escola terão início e conclusão ainda dentro do segundo semestre de 2021, enquanto as aulas permanecem pelo sistema remoto. “Oferecer melhores condições de estudo e trabalho para nossos alunos e professores ao retornarem à sala de aula é nosso compromisso”, afirma o diretor.
Já para o primeiro semestre de 2022, o diretor Marcos Garcia, Marcão, informou que o complexo educacional da escola, que possui uma extensa área livre, receberá ainda duas grandes obras de ampliação, sendo a construção de auditório com capacidade para 200 pessoas e do viveiro de plantas junto com a horta escolar.
Segundo o diretor Marcão, o Secretário Municipal de Educação Anderson Luciano atendeu prontamente ao pedido da direção da escola, considerando que o momento foi oportuno. “Estamos priorizando algumas reformas importantes na estrutura de nossas escolas para acontecerem durante a ausência dos alunos e professores das salas de aula, em decorrência do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus”, frisou o secretário.
A proposta foi encaminhada ao Prefeito Fábio Corrêa que não pensou duas vezes em incluir as melhorias no programa de reformas da gestão. “Acredito que a educação é a política pública mais importante de uma gestão focada no desenvolvimento, melhorar constantemente as escolas é exemplo de investimento de quem pensa no amanhã”, declarou.
Em visita técnica, o Secretário Municipal de educação Anderson Luciano, junto com equipe de
engenheiros estiveram na última semana na escola acompanhados do diretor Marcão para atestar a urgência e necessidade da revitalização proposta à unidade escolar.
Por: Marcos Garcia – Especial para o Jornal O Grito.
Foto: Marcelo Mançano