2024 é logo ali: De forma descontraída, aliados cogitam sucessão de Fábio Correa
A princípio, foi apenas uma brincadeira. Na inauguração da nova sede da Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, os principais aliados do governo posaram para fotos, sentados na cadeira do chefe do Poder Executivo, numa simulação para ver quem será o sucessor do prefeito Fábio Correa em 2024.
Dentre os aliados estavam o presidente da Câmara Municipal, Erasmo Carlos (PP), os vereadores Saulo Budin (PSC), Zé Divino (PP), Pastor João Lázaro (PP), Raílson Rodrigues (PP), Fernando Fornalha (PSC) e Clauber Morlé (PODEMOS), além do Secretário Municipal de Educação, Anderson Luciano, e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Robson Medeiros. A brincadeira foi feita na a presença do prefeito.
Embora tudo não tenha passado de uma simples brincadeira, é bem provável que o sucessor do prefeito Fábio Correa saia desses nomes. Além deles, é preciso incluir o nome do vice-prefeito, Lula Viana (PSC), que é um nome natural para a sucessão Municipal. Com uma gestão bem avaliada, o prefeito Fábio Correa começa a trilhar o caminho pensando nas eleições de 2024 e nada mais natural do que testar os nomes que ele tem como possíveis candidatos à sua cadeira.
Abaixo, os principais nomes que podem suceder o prefeito em 2024:
Erasmo Carlos – Ex-administrador do Distrito do Jardim ABC, Erasmo Carlos foi o candidato a vereador mais bem votado da última eleição. Eleito presidente da Câmara Municipal em janeiro de 2021, comandará a Casa de Leis até o dia 31 de dezembro de 2022. Tem se destacado como gestor, tendo um perfil parecido com o do prefeito Fábio Correa.
Saulo Budin – Filho do jornalista e fundador do Jornal Ocidental, David Budin, Saulo Budin esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos durante o primeiro mandato do prefeito Fábio Correa. Foi eleito vereador em 2020 e atualmente é o Líder de Governo na Câmara Municipal, função que vem sendo elogiada pelos demais parlamentares. Saulo Budin é tido como um dos homens de confiança do prefeito municipal.
Lula Viana – Ex-vereador, Lula Viana vem acumulando diversos sucessos nas urnas. Em 2012, disputou pela primeira vez a cadeira máxima do Município. Na eleição de 2016, compôs a vitoriosa chapa liderada por Fábio Correa. Já em 2020, se manteve fiel ao prefeito e ambos conquistaram a reeleição. Popular e testado nas urnas, Lula Viana é considerado como um nome natural para a sucessão municipal.
Zé Divino – Com uma vasta carreira política, Zé Divino já assumiu a função de Secretário Municipal e após algumas tentativas, foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012. Na Câmara Municipal, assumiu a presidência da Casa de Leis em 2015 e 2016. Embora tenha obtido uma expressiva votação em 2016, não foi reeleito. No primeiro mandato do prefeito Fábio Correa, Zé Divino assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e retornou à Câmara Municipal depois de ser eleito vereador em 2020. Apadrinhado pelo deputado Adriano do Baldy e a experiência acumulada nos poderes Executivo e Legislativo faz de Zé Divino um possível nome para a eleição de 2024.
Clauber Morlé – Eleito vereador pela primeira vez em 2000, Clauber Morlé assumiu a presidência do Poder Legislativo em 2002, realizando um excelente trabalho. Reeleito em 2004 e 2008, retornou à Casa de Leis em 2021 e é um dos vereadores mais experientes da atual legislatura.
Anderson Luciano – Está à frente da Secretaria Municipal de Educação, uma das pastas mais importantes da atual administração. Aliás, Anderson Luciano já assumiu essa função nas gestões Alex Batista e Giselle Araújo, fato inédito até então. A experiência conquistada na Secretaria de Educação o credencia a suceder o atual governo.
Robson Medeiros – Ex-assessor orçamentário na Câmara Federal, onde trabalhou por mais de 10 anos, Medeiros é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso da Gestão Fábio Correa, ajudando a captar mais recursos em apenas quatro anos do que as duas últimas gestões juntas. Advogado, já nos primeiros meses do Governo Fábio Correa, contribuiu diretamente para ‘limpar o nome’ do município. No primeiro mandato de Fábio Correa ele exerceu os cargos de Assessor Jurídico, Procurador e Secretário Extraordinário de Convênios. Atualmente, 1º suplente de vereador, devido a experiência adquirida e, sobretudo, a confiança que desfruta junto ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Robson é o Chefe de Gabinete do Prefeito, cargo que vem desempenhando com maestria.
Outros nomes – Além desses nomes acima mencionados, a base governista ainda conta com outros personagens, como é o caso da vereadora Ivone Souto (PSDB), Fernando Fornalha, Railson Rodrigues e Pastor João Lázaro.