Diferentemente de Bolsonaro, Caiado determina distribuição gratuita de absorventes
Poucos dias depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter vetado a distribuição de absorventes aos estudantes e mulheres de baixa renda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), determinou à secretaria de Economia que o produto seja adquirido e que não só as alunas da rede pública estadual, mas também as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade social, sejam contempladas.
“Um dos motivos das jovens não irem às aulas é por não terem condições de comprar absorventes. Temos que ter uma visão social para não deixar que situações como essa sejam motivo para desequilibrar a vida de uma jovem e adolescente. Essas pessoas estão fugindo da aula porque elas não tem ambiente por não terem condições de ter os absorventes. Mas nós vamos cuidar disso em uma velocidade ímpar”, se comprometeu Ronaldo Caiado.
Recentemente, publicamos aqui uma matéria sobre a ação social realizada por uma unidade de ensino de Luziânia que, através de uma gincana feita no Dia do Estudante, arrecadou uma grande quantidade de absorventes, doando-os às mulheres carentes daquele Município.
“Sou uma das proprietárias do colégio e trabalho com todos os projetos pedagógicos. Os absorventes foram arrecadados através de uma gincana feita no dia do estudante”, comentou a empresária e coordenadora do Colégio Vovó Olívia, Polyana Braz.
Estima-se que, em se tratando de higiene básica nas escolas, mais de quatro milhões de jovens no período menstrual não possuem acesso aos itens de higiene. Essa situação ainda contribui para a evasão escolar, já que uma a cada quatro dessas meninas que menstruam, falta às aulas por não ter acesso a esses itens.
Da redação – Jornal O Grito.