Vereadores da Cidade Ocidental apresentam Projeto de Lei sobre funcionamento de farmácia 24h
A febre, a cólica ou qualquer outro tipo de indisposição física tem hora para chegar? Imagine a seguinte situação. Um dos seus filhos, durante a madrugada, desperta com uma dor de ouvido, por exemplo, cabendo a você levá-lo imediatamente ao Hospital Municipal e lá é receitado um medicamento para aliviar essa dor. Porém, a busca pelo remédio será em vão, uma vez que em Cidade Ocidental, não existe uma farmácia que funcione 24h.
Nos últimos meses a Cidade Ocidental passou a contar com diversos pontos comerciais na área de farmácia. No entanto, a população ocidentalense ainda não conta com o atendimento farmacêutico em horários não comerciais, uma vez que as farmácias ficam fechadas, prejudicando os moradores que necessitem de um medicamento.
Embora exista uma Lei Federal que trata sobre o tema, é preciso que haja regulamentação a nível municipal. Diante da situação e preocupados com o fato do Município não contar com este tipo de atendimento, os vereadores Zé Divino e Pastor João Lázaro solicitaram, através de um projeto de Lei, que seja implantado o “Plantão obrigatório de 24h”, em escala de rodízio das farmácias e drogarias do Município.
Segundo a matéria, o plantão deverá acontecer semanalmente, “ou seja, uma das farmácias e drogarias da sede do Município e uma do Distrito do Jardim ABC, ficará aberta por 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados em caráter obrigatório”. Ainda de acordo com o projeto, o Poder Executivo fará uma reunião com os proprietários desses estabelecimentos para tratar sobre a escala. A matéria ainda obriga as farmácias e drogarias a fixar um painel de identificação, informando o nome e o endereço do estabelecimento.
Visando a segurança destes estabelecimentos, os vereadores fizeram questão de anexar ao projeto de Lei, um artigo que permite que as drogarias e farmácias, no período de escala, fiquem de portas fechadas após as 23h, desde que faça o atendimento ao público mediante “campanhias, janelas de fácil acesso ao consumidor, ou outro dispositivo mais seguro para quem for trabalhar a noite”.
A iniciativa dos vereadores Zé Divino e Pastor João Lázaro já vem repercutindo e agradando a população, já que o projeto, sendo aprovado pelos demais parlamentares e sancionado pelo Executivo, irá beneficiar e muito a comunidade local.
Da redação – Jornal O Grito.